Notícias

 | 20/05/2008 15h26min

Biocombustíveis são bode expiatório para explicar alta dos alimentos, diz deputado

Para Duarte Nogueira, Brasil deve ficar atento às normas de sustentabilidade da Europa

Os biocombustíveis foram escolhidos como bode expiatório para explicar a alta nos preços dos alimentos porque os governos precisavam dar uma resposta ás críticas. Foi o que disse o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), em entrevista ao Mercado e Companhia, nesta terça-feira, dia 20. O parlamentar esteve em Bruxelas integrando uma missão brasileira que visitou o Parlamento Europeu para esclarecer a situação do Brasil, onde a produção de matérias-primas para agroenergia não prejudica a segurança alimentar.

- Deixamos claro que o Brasil não produz o seu biocombustível a menos de 2,5 mil Km de distância da Floresta Amazônica, que o Brasil bateu recorde na produção de grãos e na de biocombustíveis. Deixamos claro também que nossa produção de cana não compromete a cultura de grãos.

Nogueira alertou, por outro lado, que o Legislativo e o Ministério das Relações Exteriores devem acompanhar com atenção de que forma a União Européia vai definir diretrizes de seu compromisso com a sustentabilidade, com redução das emissões de gases poluentes e maior uso de fontes limpas na matriz energética, para evitar que as normas excluam o Brasil daquele mercado.

O deputado também reforçou o coro dos críticos aos altos subsídios pagos aos agricultores europeus que, segundo ele, distorcem o mercado mundial e impedem o desenvolvimento de países mais pobres.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.