| 19/05/2008 17h38min
A experiência brasileira com biocombustíveis será apresentada em encontro paralelo da 9ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica, que começou nesta segunda-feira, dia 19, em Bonn, na Alemanha. O assessor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Nilton Vieira, palestrante da quinta-feira, dia 22, falará sobre a consolidação dos biocombustíveis nacionais com base na sustentabilidade.
Vieira explicará que isso se deve ao desenvolvimento tecnológico, possibilitando ganhos de produtividade agrícola e industrial no setor sucroalcooleiro, cujo índice médio saltou de menos de 4 mil litros/ano por hectares de cana-de-açúcar cultivada, em 1970, para perto de 7 mil litros.
Além disso, ele destacará que outros países tropicais, aptos ao cultivo da cana-de-açúcar, também podem aprender com a experiência brasileira. Ele salienta que os programas de biocombustíveis devem se basear no tripé econômico, social e ambiental, pelo uso de tecnologias eficientes.
– A produção de biocombustiveis deve ser um incentivo ao aumento da atividade econômica em sintonia com a produção de alimentos – frisa o assessor.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.