Notícias

 | 08/02/2008 13h53min

Jucá promete apresentar novo requerimento de CPI na segunda

Documento com o pedido do líder do governo no Senado deve ter pelo menos 27 assinaturas de senadores

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou nesta sexta-feira, em pronunciamento no plenário, que protocolará na Mesa da Casa na próxima segunda-feira um novo requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o uso irregular de cartões corporativos do governo federal.

Na quarta-feira à noite, Jucá já havia protocolado requerimento nesse sentido, mas o documento lhe foi devolvido na quinta-feira pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), porque três trechos escritos à mão haviam sido acrescentados ao texto após a coleta das assinaturas, que chegavam a 32. O total necessário de assinaturas para um requerimento de CPI ser protocolado no Senado é de 27.

Na Câmara, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) recolhe assinaturas para a criação de uma CPI mista também destinada a apurar irregularidades com cartões corporativos do governo.

No pronunciamento, Jucá anunciou que, após receber de volta o documento, já recolheu outras 22 assinaturas, sem incluir os senadores dos oposicionistas DEM e PSDB, que estavam entre os 32 do texto anterior.

O líder governista disse que, se os senadores do DEM e do PSDB não quiserem firmar a nova versão do requerimento, poderá completar o total necessário de assinaturas com nomes de senadores de outros partidos.

O DEM e o PSDB afirmam que a iniciativa de Jucá de propor uma CPI só de senadores teria por objetivo permitir aos governistas um controle das investigações que não seria possível no caso de uma comissão mista — formada por senadores e deputados.

Agência Estado
Célio Azevedo, Senado  / 

Jucá já havia protocolado requerimento, mas o documento lhe foi devolvido porque três trechos escritos à mão haviam sido acrescentados
Foto:  Célio Azevedo, Senado


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

08/02/2008 12h35min
"Vence" quem apresentar requerimento de CPI primeiro, diz Garibaldi
08/02/2008 10h06min
Reportagem relaciona Dirceu a irregularidades com cartão corporativo
07/02/2008 21h30min
Governo quer apenas senadores na CPI dos Cartões
07/02/2008 19h47min
Planejamento recomendará a ministros que não usem cartão
07/02/2008 17h44min
OAB quer investigar cartões corporativos nos Estados
07/02/2008 12h42min
Ministros não terão mais cartões corporativos
07/02/2008 09h34min
Farra dos Cartões: "Quem fez, se não tiver justificativa, vai ter que responder", diz Múcio
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.