Notícias

 |  hmin

Bush previne Saddam a admitir existência de armas

O presidente dos EUA, George W. Bush, avisou o seu colega iraquiano, Saddam Hussein, nesta quarta, dia 20, que se ele negar a existência de armas de destruição em massa, entrará no "estágio final" como líder do Iraque.

– Nós somos ameaçados pelo terrorismo. Ele está presente nas nossas próprias cidades – disse Bush em um discurso na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Bush disse que o Iraque é um país criminoso que possui armas de destruição em massa e que vem negando isso nos últimos 10 anos. Falou também que o Iraque será responsabilizado pelo cumprimento dos termos da resolução da ONU, que permitiu a volta dos inspetores de armas a Bagdá esta semana.

– Nós, agora, pedimos o fim do jogo de aparências e das recusas. Foi dado a Saddam Hussein pouco tempo para declarar completa e honestamente seu arsenal do terror – disse Bush.

– Se ele negar novamente a existência deste arsenal, ele entrará no seu estágio final com uma mentira, e uma decepção neste momento não será tolerada. Atraso e provocação trarão graves consequências.

O Iraque prometeu cumprir seu primeiro grande teste sob a resolução da ONU, afirmando que até 8 de dezembro entregaria aos inspetores uma lista de todos os programas de armas banidos do país. O presidente norte-americano prometeu que Saddam será desarmado.

– Voluntariamente ou à força, aquele objetivo será cumprido – disse Bush, que enfrenta oposição de alguns membros da Otan ao seu desejo de declarar guerra ao Iraque.

A organização começa sua cúpula de dois dias nesta quinta, dia 21, em Praga.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.