Notícias

 |  hmin

"Guerra Santa" declarada por bin Laden remonta a 1998

A bandeira de guerra hasteada pelo terrorista Osama bin Laden contra cristãos, judeus e norte-americanos foi alicerçada em uma entrevista à imprensa, oferecida em 1998.

Trechos dos anúncios de Bin Laden foram divulgados nesta terça, 20 de agosto, pela rede de televisão americana CNN, que diz ter em seu poder 64 fitas de vídeo de Al-Qaeda, a rede terrorista comandada pelo inimigo número 1 dos norte-americanos.

– Pela graça de Deus, formamos com outros numerosos grupos islâmicos e organizações do mundo islâmico uma frente chamada Frente Islâmica Internacional para levar à frente a Jihad (guerra santa) contra os cruzados (cristãos) e os judeus. E pela graça de Deus, os homens reagiram a esta convocação. Suas ações conhecerão o êxito pela morte de americanos – afirma Bin Laden em uma das passagens do material.

De acordo com a CNN, a fita de vídeo teria sido gravada no dia 26 de maio de 1998 no leste do Afeganistão. Jornalistas paquistaneses e um escritor chinês foram convidados a participar do encontro, o qual determinava algumas regras:

– Recebemos algumas instruções sobre a maneira de fotografar e a ordem de anotar somente frases de Osama bin Laden e de dois chefes que estavam sentados a seu lado. De mais ninguém – contou.

Interrogado por um dos repórteres presentes sobre por que pensava que conseguiria os recursos para enfrentar os Estados Unidos, Bin Laden respondeu:

– No Islã, quem conta com Deus,  lhe dá a vitória.

Ao lado de Bin Laden, estavam o egípcio Ayman al-Zawahiri, considerado seu adjunto, e Mohammed Atef, seu ex-assessor militar morto durante um bombardeio americano no final de 2001. Dois filhos do xeque cego Omar Abdel Rahman, encarcerado por seu papel no atentado de 1993 contra o World Trade Center, também estavam presentes e expuseram o que disseram ser um voto de seu pai, convocando para atacar os americanos.

Um dos filhos de Rahman, que tem o mesmo nome de seu pai e é membro de Al-Qaeda, foi detido no Afeganistão pouco depois dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.