Notícias

 |  hmin

Governo afegão acredita que mulá Omar está no país

Autoridades não têm informações sobre Osama bin Laden

 O líder do Talibã, mulá Mohamad Omar, ainda está vivo e se encontra foragido dentro do Afeganistão, mas não há sinal de Osama bin Laden há vários meses, disse neste domingo, 4 de agosto, um alto representante do governo afegão.

Ahmad Wali Karzai, irmão do presidente Hamid Karzai e seu representante especial no sul do país, disse à agência Reuters que o governo recebe relatos frequentes de que o mulá Omar teria sido visto viajando pelo Afeganistão na companhia de um pequeno cortejo. Karzai disse que o mulá já foi visto em um cinturão que se estende desde a província de Zabul, no sudeste do país, até a província central de Uruzgan e ao povoado de Deh Rawud, na província de Helmand, no sudoeste do Afeganistão, onde o líder Talibã nasceu.

O bombardeio aéreo norte-americano contra quatro povoados próximos a Deh Rawud, no mês passado, parece ter sido motivado pelo menos em parte pela idéia de que o mulá Omar poderia estar escondido na área. Cerca de 46 pessoas teriam sido mortas e mais de cem teriam sido feridas no ataque aéreo que se seguiu, segundo fontes afegãs. Muitas das vítimas participavam de uma festa de casamento.

Karzai disse que não faz idéia se bin Laden continua vivo e se ainda está no Afeganistão, nem sequer se sobreviveu ao ataque norte-americano contra seu antigo esconderijo na região montanhosa de Tora Bora, no final do ano passado.

As autoridades afegãs em Cabul também disseram que recebem relatos regulares sobre o mulá Omar, mas que não têm quaisquer evidências sólidas relativas a bin Laden, visto como o autor intelectual dos ataques de 11 de setembro do ano passado em Nova York e Washington.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.