| hmin
A partir desta segunda-feira, dia 7, os produtores rurais gaúchos deverão vacinar seus rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A campanha de imunização vai se estender até o dia 28 de fevereiro. A expectativa da Secretaria da Agricultura é de que 13,5 milhões de animais sejam imunizados no Rio Grande do Sul. A campanha faz parte do calendário de ações sanitárias e deve ser repetida no prazo de seis meses. A intenção já manifestada pelo secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, é de manter a vacinação do gado no Estado pelo menos pelos próximos cinco anos.
O diretor do Departamento de Produção Animal (DPA) da secretaria, Celso dos Anjos, explica que, antes de comprar as doses nas lojas veterinárias, os produtores devem procurar a inspetoria veterinária do seu município, para atualizar o cadastro do rebanho. Os pequenos produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – renda bruta anual até R$ 40 mil – poderão retirar gratuitamente as vacinas nas inspetorias.
Nas áreas de maior risco – propriedades nas faixas de fronteira, terras onde foram registrados focos ou com movimentação intensa de animais –, os técnicos estaduais vão intensificar a fiscalização. Em Rio Grande, onde a imunização foi iniciada em dezembro, por causa dos riscos de aftosa, a aplicação das vacinas deve se encerrar na quarta-feira, dia 9.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.