| 16/12/2001 19h38min
Um grupo de produtores de Santana do Livramento invadiu o frigorífico Rio Guaíba no início da tarde de sábado, dia 15, em protesto contra o não pagamento da dívida de R$ 1,4 milhão da empresa relativa à compra de gado. O diretor presidente da indústria, César Luis Sbaraini, anunciou na semana passada que o frigorífico pode encerrar as atividades devido à crise financeira enfrentada desde o surgimento da aftosa no Estado.
Os 196 empregados devem receber o aviso prévio nesta semana. Desde sábado, produtores estão acampados no interior da planta frigorífica. Eles estacionaram os carros na frente do portão principal e fecharam os outros para impedir a saída dos caminhões do pátio da empresa. Ainda no sábado, a Justiça concedeu uma liminar impedindo a retirada de objetos, produtos ou veículos da indústria. Os empregados estão apoiando a manifestação. Todos reivindicam uma reunião com Sbaraini para negociar a dívida e garantir os empregos.
Desde a semana passada, o diretor do frigorífico não está na cidade. Uma das soluções buscadas pela empresa para evitar o fechamento foi um crédito de R$ 500 mil junto ao Banrisul, para ser aplicado como capital de giro. Segundo o gerente do Banrisul de Santana do Livramento Hugo Mendes, o empréstimo não foi aceito. A senadora Emília Fernades (PT) deve promover um encontro nesta quarta-feira entre representantes do governo do Estado, do frigorífico, dos funcionários e de credores na busca de uma solução para o impasse. Até lá, os produtores prometem continuar acampados dentro do Rio Guaíba.
LUÍS EDUARDO AMARALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.