| 08/11/2004 08h13min
Tropas dos Estados Unidos lançaram um pesado bombardeio nesta segunda, dia 8, contra Falluja, enquanto os soldados norte-americanos se preparavam para lançar uma grande ofensiva contra a cidade dominada por rebeldes.
Explosões de artilharia eram escutadas a cada minuto e colunas de fumaça subiam ao céu no noroeste da cidade. Soldados liderados pelos EUA e apoiados por tanques e aviões também combatiam guerrilheiros nos arredores da cidade.
Os rebeldes intensificaram os ataques suicidas contra forças de segurança iraquianas nos últimos dias numa demonstração de força em resposta à ação esperada em Falluja.
O primeiro-ministro interino do Iraque, Ilyad Allawi, declarou 60 dias de estado de emergência no domingo para conter a rebelião que ameaça as eleições de janeiro. Allawi disse que a retomada de Falluja não pode ser adiada.
As forças dos EUA se concentraram nos dois lados de Falluja, onde os militares dizem que entre mil e 6 mil guerrilheiros simpatizantes de Saddam Hussein e militantes islâmicos liderados pelo jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, aliado da Al-Qaeda, estão entrincheirados.
Tropas norte-americanas e iraquianas tomaram o principal hospital de Falluja, vendando diversas pessoas e derrubando portas, mas sem fazer disparos. Antes de as linhas telefônicas serem cortadas, funcionários disseram que diversos pacientes e empregados foram detidos. Em seguida foram ouvidos disparos de artilharia e de armas a partir de posições de fuzileiros dos EUA perto da cidade muçulmana sunita, a cerca de 50 quilômetros a oeste de Bagdá, disseram testemunhas.
As informações são da agência Reuters.
Veja imagens da ofensiva em FallujaGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.