| 07/11/2004 14h33min
Rebeldes mataram a sangue frio 21 policiais iraquianos neste domingo, dia 7. Os ataques das últimas 48 horas foram uma clara demonstração de força antes da iminente ofensiva dos Estados Unidos contra o levante em Falluja e Ramadi. No sábado, ataques e explosões contra distritos policiais mataram 34 pessoas, a maioria policiais, na cidade de Samarra.
O primeiro-ministro interino do país, Iyad Allawi, declarou estado de emergência no Iraque por 60 dias, segundo informou o porta-voz de Allawi. Ele disse que a medida equivalente à lei marcial e será aplicada em todo o Iraque, exceto na região curda.
Forças dos Estados Unidos advertiram que vão atacar Falluja quando receberem a ordem de Allawi, que voltou da Europa no sábado.
Segundo a polícia iraquiana, homens armados mataram 23 policiais em três ataques no país árabe. O mais sangrento foi em Haditha, 200 quilômetros a noroeste de Bagdá, onde rebeldes atacaram um distrito policial com lançadores de granadas e morteiros.
Depois de 90 minutos de luta, em que seis policiais ficaram feridos, os rebeldes levaram 21 policiais capturados para a estação de bombeamento de petróleo K-3. Ali, os policiais foram executados com tiros.
O brigadeiro Shaher al-Jughaifi, chefe da segurança no oeste do Iraque, morreu em um ataque contra um posto policial em Haqlaniya.
Homens armados mataram outro policial iraquiano e feriram mais um na cidade de Baquba, nordeste de Bagdá, disse a polícia. Um carro-bomba levado por um suicida atacou um comboio da ONU na estrada para o aeroporto de Bagdá e um veículo Humvee foi atingido, disseram testemunhas. Um porta-voz militar dos EUA não confirmou a notícia.
Uma forte explosão atingiu a região central de Bagdá ao meio-dia e outra ocorreu uma hora depois. Um carro branco do tipo usado por autoridades do governo foi incendiado na volátil região da rua Haifa. Não há relatos de vítimas.
A violência aumentou em meio os preparativos para a ofensiva norte-americana em Falluja, onde moradores disseram que surgiram combates no perímetro leste da cidade, perto da estrada que leva para Bagdá, depois de intensos ataques aéreos e artilharia durante a noite.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.