| 15/10/2004 15h12min
A rejeição mundial ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, atinge a maioria dos 10 países consultados em levantamento feito por uma publicação inglesa. Israel e a Rússia, de acordo com o diário britânico The Guardian, foram as únicas nações onde a maioria dos entrevistados mostrou-se a favor da permanência de Bush na Casa Branca. As demais países apresentaram percentuais que indicam a predileção pelo candidato democrata John Kerry na disputa eleitoral norte-americana.
A sondagem foi realizada na França, Canadá, Japão, Grã-Bretanha, Espanha, Coréia do Sul, Austrália, Rússia, México e Israel. Segundo o jornal, 1.008 pessoas com mais de 18 anos foram ouvidas por telefone.
Na França, 72% dos entrevistados afirmaram que apoiariam Kerry. Na Coréia do Sul, aliado dos EUA, principalmente frente à ameaça norte-coreana, 68% dos eleitores afirmaram preferir o candidato democrata. O principal motivo da rejeição a Bush pode ser o temor de um confronto com a Coréia do Norte, acusada de ter armas nucleares.
Na Grã-Bretanha, principal aliado dos EUA na guerra contra o terror, o antiamericanismo não é tão marcante quanto na França, Japão, Canadá, Coréia do Sul e Espanha, onde mais de 60% dos eleitores disseram que sua visão dos Estados Unidos piorou desde os atentados de 11 de setembro.
As informações são da Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.