| hmin
O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, disse que o candidato democrata à Presidência, John Kerry, "saiu da linha'' ao mencionar no debate, na última quarta, dia 13, o fato de uma filha de Cheney ser lésbica. Kerry respondeu que estava apenas elogiando as ''famílias sólidas''. A frase foi dita quando o candidato comentava a questão do casamento homossexual, que provoca polêmica na campanha eleitoral.
O presidente George W. Bush defende a aprovação de uma emenda constitucional que proíba o casamento gay. No debate, Bush disse não saber se uma pessoa pode ou não escolher ser homossexual.
– Acho que se você falar com a filha de Dick Cheney, que é lésbica, ela diria que é quem ela é, que é como nasceu. Acho que, se você falar com qualquer um, (verá que) não é uma escolha – afirmou Kerry, referindo-se a Mary Cheney, que trabalha na campanha republicana.
Logo após o duelo, Cheney deu uma entrevista contestando Kerry.
– Eu teria dito ao senador Kerry que ele saiu da linha ao trazer minha filha para isso. Achei totalmente inapropriado – afirmou.
Depois, em um comício na Flórida, Cheney se disse "um pai irado''. Sua mulher, Lynne, considerou o comentário do democrata ''um truque político barato e de mau gosto''.
Em nota, Kerry disse que ele e a família Cheney compartilham o amor por suas respectivas filhas.
– Eu estava tentando dizer algo positivo sobre a forma como famílias sólidas lidam com esta questão – afirmou.
Durante o debate, o democrata disse que também é contra o casamento homossexual, mas que o assunto cabe aos Estados. Ao contrário de Bush, Kerry é contra a emenda sobre o assunto, que já foi rejeitada pelo Congresso.
Em vários Estados haverá junto com a eleição referendos sobre o casamento homossexual. Analistas dizem que isso pode beneficiar Bush, pois levará muitos eleitores conservadores às urnas – nos EUA, o voto não é obrigatório.
Cheney sempre foi discreto com relação à orientação sexual de sua filha, mas rompeu o tabu em agosto, num discurso a eleitores. Na época, ele disse a eleitores que o casamento homossexual deveria ser uma questão de cada Estado (uma rara discordância pública do vice com Bush) e afirmou sentir orgulho das duas filhas – a outra é heterossexual.
Na semana passada, em debate contra o candidato democrata a vice, John Edwards, Cheney reiterou sua posição sobre o casamento homossexual. O democrata elogiou o adversário por falar da filha e "abraçá-la''.
Cheney agradeceu o adversário por suas "palavras gentis'', mas, reservadamente, pessoas da campanha de Bush consideraram o comentário inadequado.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.