| hmin
O presidente norte-americano, George W. Bush, e seu adversário na corrida pela Casa Branca, o democrata John Kerry, estão virtualmente empatados segundo uma pesquisa divulgada pela Reuters/Zogby nesta sexta, dia 8, antes do segundo debate entre os dois.
A vantagem de Bush sobre Kerry caiu para menos de um ponto percentual – o candidato à reeleição aparece com 45,9% das intenções de voto contra 45,2% para o senador. Bush tinha uma vantagem de dois pontos percentuais sobre Kerry na pesquisa anterior.
Os dois candidatos encontram-se nesta noite noite em St. Louis para o segundo dos três debates televisionados de que participarão antes do pleito. O líder norte-americano espera se sair melhor dessa vez. Kerry ganhou terreno nas pesquisas desde o debate da semana passada.
A pesquisa apontou que 48,1% dos eleitores achavam que o país estava caminhando na direção errada, contra 44,7% que pensavam o contrário; 50,1% disseram desejar alguém novo na Casa Branca contra 45,3% que afirmaram querer a reeleição de Bush. Segundo a pesquisa, 6,5% do eleitorado ainda não havia se decidido sobre em quem votar.
No total foram entrevistados 1.216 prováveis eleitores (o voto nos Estados Unidos é facultativo), de terça a quinta-feira. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais para cima ou para baixo. Esses questionários continuarão a ser feitos diariamente até 1º de novembro, véspera da eleição.
As pessoas entrevistadas consideraram a economia e o mercado de trabalho como os assuntos principais da campanha. A guerra contra o Iraque aparece em segundo lugar, apesar de o conflito dominar os discursos de Bush e de Kerry há meses. Tanto os democratas quanto os republicanos prevêem que a disputa continue apertada até o fim.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.