| 06/10/2004 08h05min
O vice-presidente Dick Cheney e o senador democrata John Edwards travaram uma dura batalha sobre a guerra do Iraque na noite desta terça, dia 5, durante um debate recheado de ataques pessoais.
Os companheiros de chapa do presidente George W. Bush e de seu rival democrata John Kerry voltaram aos temas discutidos por seus chefes na semana passada – Iraque e política de segurança dos Estados Unidos – com Edwards acusando Cheney de "não ser direto" quando fala do Iraque. O vice-presidente rebateu afirmando que os democratas não estão qualificados para liderar.
– O que fizemos no Iraque foi exatamente a coisa certa a se fazer. Se eu tivesse que aconselhar novamente, recomendaria exatamente o mesmo curso de ação – disse Cheney, argumentando que o Iraque é um front crucial em uma guerra mais ampla contra o terror.
Edwards, senador pela Carolina do Norte, disse que Cheney e Bush estão ignorando o crescente caos no Iraque e desviando sua atenção de ameaças internacionais como os programas nucleares do Irã e da Coréia do Norte.
– Senhor vice-presidente, você ainda não está sendo direto com o povo norte-americano. Eu não acho que o país aguente mais quatro anos desta experiência – disse Edwards a Cheney.
O debate entre os candidatos a vice-presidente é geralmente algo menor na corrida pela Casa Branca, mas o confronto desta terça ganhou importância após pesquisas mostrarem que a disputa está mais apertada. Cheney e Edwards chegaram a se atacar pessoalmente durante o duelo.
– Um longo currículo não é igual a um bom julgamento – disse Edwards a Cheney, que tem uma longa lista de serviços prestados a governos. Cheney rebateu:
– Francamente, você tem uma história no Senado que não é muito distinta.
Cheney criticou Kerry por votar contra alguns grandes itens de defesa e contra a Guerra do Golfo de 1991. Ele disse ainda que o candidato democrata e Edwards trocam de opinião sobre o Iraque de acordo com o clima político.
Edwards retratou Bush e Cheney como prisioneiros de interesses especiais, e sublinhou os laços de Cheney com a indústria petrolífera e a gigante texana Halliburton, que Cheney dirigiu de 1995 a 2000. A empresa atualmente é uma das principais prestadoras de serviços para os EUA no Iraque.
Os dois também debateram assuntos como impostos e casamento entre homossexuais. Edwards acusou Bush e Cheney de dar grandes cortes nos impostos dos ricos e de deixar a classe trabalhadora fora da equação.
A informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.