| 03/10/2004 23h19min
Uma pesquisa divulgada, neste sábado, dia 2, pela revista Newsweek revela uma reviravolta nas eleições à presidência dos Estados Unidos. De acordo com o levantamento, o senador democrata John Kerry tem 49% das intenções de voto contra 46% do atual presidente e candidato republicano George W. Bush.
No entanto, a margem de erro da pesquisa, em que foram ouvidos 1.103 eleitores, é de 4,1 pontos percentuais, caracterizando um empate técnico. Os entrevistados também foram questionados sobre o debate da última quinta – o primeiro de três previstos na campanha – na Universidade de Miami, em Coral Gables, Flórida. Para 61% dos 770 entrevistados que assistiram ao debate, Kerry se saiu melhor, contra 19% que consideraram Bush o vitorioso.
Revigorado pelo bom desempenho no debate, Kerry reforçou os ataques a Bush. O senador criticou duramente a atuação do presidente na área econômica e voltou a acusar a Casa Branca de empurrar os americanos para uma guerra errada no Iraque.
– Eu acho que este governo freqüentemente opta por ignorar os fatos e a verdade. Não apenas em relação ao por que fomos à guerra, mas também em relação à economia – disse o candidato democrata.
No contra-ataque, o presidente voltou a bater na tecla da suposta indecisão de seu oponente, dizendo que Kerry daria a outras nações um poder de veto sobre os assuntos de segurança nacional dos EUA. Bush forjou a expressão Doutrina Kerry para ridicularizar seu adversário.
Com informações do jornal Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.