| 28/04/2004 17h28min
Tropas norte-americanas lançaram novos ataques pelo ar e por terra contra a cidade de Falluja, nesta quarta, dia 28. O presidente George W. Bush afirmou que suas tropas farão o possível para eliminar as atividades de guerrilha na cidade iraquiana.
– Os comandantes do nosso exército tomarão todas as providências necessárias para tomar o controle de Falluja – disse Bush, enquanto helicópteros e aviões bombardeavam diversos distritos no principal foco de resistência sunita a oeste de Bagdá.
Nas últimas 24 horas a cidade presenciou uma das mais devastadoras demonstrações do poderio de guerra norte-americano desde que as forças de coalizão cercaram Falluja três semanas atrás, em resposta ao assassinato de quatro americanos.
Buhs, de olho na reeleição em novembro, afirmou que há "focos de resistência" na cidade, mas "a maior parte de Falluja está voltando ao normal." Nuvens de fumaça negra se ergueram no distrito de Golan e tiroteios foram ouvidos em toda a cidade.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (Onu), Kofi Annan, afirmou que ações militares violentas feitas pelas forças de ocupação contra os habitantes do Iraque "só farão com que as coisas piorem.
Médicos de Falluja admitem que cerca de 600 pessoas morreram desde o início dos ataques, mas não há informações sobre mortes de civis nesta última investida das tropas de coalizão.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.