Notícias

 | 27/04/2004 16h28min

Marines e insurgentes travam confronto violento em Falluja

Prazo para rebeldes da cidade entregarem armas se esgotou nesta terça

Combates violentos entre marines e insurgentes começaram na noite desta terça (horário local), dia 27, na cidade iraquiana de Falluja, cercada há três semanas desde um violento levante contra as forças de ocupação.

Testemunhas disseram que aviões norte-americanos e tanques estavam atacando o distrito de Golan na cidade.

– Eu escuto mais de 10 explosões por minuto. Os incêndios estão iluminando o céu – disse uma testemunha à Reuters. – A terra está tremendo sob meus pés.

Imagens de televisão ao vivo mostraram dois incêndios de grande proporções a cerca de 150 metros de distância.

Falluja foi atacada por aviões de guerra AC-130 e tanques, que bombardearam o distrito de Golã, no Norte. Imagens transmitidas ao vivo por redes de TV de todo o mundo mostraram enormes colunas de fumaça subindo de locais distintos, por vezes separados por mais de cem metros. A batalha ocorreu horas depois de expirar um prazo dado por Washington para que os rebeldes entregassem armas pesadas

Centenas de pessoas morreram no sítio a Falluja, que começou no dia 5 de abril, em resposta ao assassinato de quatro americanos - cujos corpos foram espancados, arrastados, incendiados e mutilados por uma multidão de iraquianos.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.