Notícias

 |  hmin

No aniversário de Saddam, EUA voltam a atacar Falluja

Enviado da ONU alertou para conseqüências da reação dos EUA

Os Estados Unidos atacaram a cidade iraquiana de Falluja durante a noite desta quarta, dia 28, para tentar conter insurgentes que lutam contra fuzileiros navais na periferia da região há três semanas. No momento em que o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque falava ao órgão sobre as sangrentas consequências que se seguirão caso as negociações não avancem em Falluja, ao menos um avião de guerra disparou contra a cidade.

Moradores disseram que uma pessoa ficou ferida e 10 casas vazias foram destruídas. Um ano após a queda de Saddam Hussein, que passa seu 67º aniversário em uma prisão secreta, forças dos EUA tentam conter a ameaça das guerrilhas antes de transferir a soberania de volta aos iraquianos, em 30 de junho. Muitos habitantes de Falluja, onde líderes concluíram uma trégua com os marines duas semanas atrás, ficaram revoltados com o ataque noturno.

– Quanto mais eles intensificarem a situação, mas violenta será a reação nas ruas iraquianas – disse Ali Abdullah.

O enviado da ONU, Lakhadar Brahimi, disse ao organismo que "a menos que esse impasse seja resolvido por meios pacíficos, há grande risco de um confronto muito sangrento".

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.