| hmin
Soldados dos Estados Unidos abriram fogo contra uma patrulha da polícia iraquiana ao sul da cidade de Kirkuk durante a noite de sexta, dia 19, matando três policiais e ferindo dois. Conforme o tenente Salam Zanganeh, as tropas norte-americanas confundiram os policiais com bandidos na região onde atuam muitos contrabandistas de antigüidades. Os EUA não comentaram o ocorrido.
Incidentes deste tipo têm provocado revolta do povo do Iraque contra os norte-americanos. Os iraquianos reclamam que as forças dos EUA são muito agressivas nas patrulhas e nas buscas, e rápidas no gatilho.
A polícia iraquiana foi atingida por diversos ataques suicidas como punição por trabalhar com soldados dos EUA, que tentam entregar a responsabilidade da segurança a iraquianos. Cerca de 116 policiais iraquianos e forças de segurança foram mortos desde 1 de maio.
A prisão de Saddam, anunciada pelo administrador Paul Bremer ao mundo no domingo, não reduziu a violência. Cerca de 50 iraquianos, metade policiais, e um soldado dos EUA foram mortos desde então. Washington disse que o número de soldados no Iraque, em redor de 120.000, será aumentado nos próximos meses a pedido do comandante militar John Abizaid.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.