| hmin
O Japão emitiu ordens nesta sexta, dia 19, para membros de sua força aérea se prepararem para partir ao Oriente Médio já na próxima semana, marcando o início de sua contribuição com pessoal militar na reconstrução do Iraque. O ministro da Defesa japonês, Shigeru Ishiba, ordenou a partida de uma equipe avançada da força aérea até o dia 26 de dezembro, como parte de um plano do governo para enviar tropas ao Iraque. A medida provavelmente levará o Japão a sua maior e mais perigosa missão no exterior desde a Segunda Guerra Mundial.
Um porta-voz da agência de Defesa disse que a data exata da partida e o tamanho da equipe não serão divulgados por motivos de segurança. Reportagens na mídia disseram que cerca de 40 militares serão enviados ao Kuwait e ao Catar, e até mesmo ao Iraque, para verificar as condições de segurança e então preparar o envio de uma unidade maior, esperado para janeiro.
A medida foi anunciada no momento em que pesquisas mostram que a grande maioria do público é contra o envio de tropas ao Iraque e partidos de oposição atacam o plano do governo, dizendo que é mal elaborado e viola a constituição pacifista do Japão. O debate sobre o envio de tropas intensificou-se depois que dois diplomatas japoneses foram mortos a tiros no Iraque no mês passado.
O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, teve que balancear entre os fortes laços de segurança do Japão com os Estados Unidos e as
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.