| hmin
A Petrobras encontrou um poço gigante de petróleo ao norte da bacia de Campos, no Rio de Janeiro, que representa 6,3% das reservas atuais da empresa. É a maior descoberta da companhia dos últimos seis ou sete anos. O poço tem mil metros de extensão e fica no bloco BC-60 da bacia de Campos.
A estatal dá um passo importante para cumprir a meta de aumentar as reservas de 9,7 bilhões para 11,7 bilhões de barris de petróleo até 2005, acrescentou o analista. A descoberta do novo poço – com reservas estimadas de 600 milhões de barris – foi anunciada nesta sexta-feira, dia 9.
– É quase uma Perez Companc, que tem 1 bilhão de barris de reservas – informou o analista da corretora Fator Dória Atherino Luiz Paulo Foggeti, referindo-se à empresa argentina adquirida recentemente pela Petrobras.
Apesar da reserva ser de um óleo pesado –17 graus – ''quase um asfalto'', na opinião do analista da Deloite Touche Tohmatsu, Mauro Andrade, os testes já indicaram a viabilidade de produção, segundo o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Barbosa Coutinho.
Coutinho informou que o poço tem capacidade para produzir 20 mil barris diários de petróleo e que a partir do final deste mês será montado um sistema provisório de produção, que servirá também para testes visando o desenvolvimento do poço.
As ações preferenciais da Petrobras estavam em alta de 2,04 por cento perto do fechamento do pregão desta sexta-feira, contra queda de 3,2 por cento do índice Bovespa. As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.