| hmin
A Petrobras confirmou a expectativa ao registrar novo recorde de produção mensal em maio. A empresa anunciou ontem, dia 13, que a produção média de óleo e gás natural ficou em 1,531 milhão de barris por dia, 1,3% acima do volume registrado em abril deste ano, de 1,511 milhão de barris diários. Segundo a companhia, esse é o terceiro recorde mensal consecutivo alcançado pela Petrobras.
Desde março, quando foi registrada produção média mensal de 1,501 milhão de barris diários, esta é a terceira vez consecutiva que a marca de 1,5 milhão barris/dia é ultrapassada. Do total produzido em maio, 1,247 milhão de barris diários foram originados da Bacia de Campos (RJ), que também bateu seu recorde mensal de produção de óleo e gás. O crescimento na produção diária da Bacia de Campos foi atribuído à eficiência operacional de suas plataformas.
Também contribuíram para o bom desempenho a entrada em operação, no dia 6 de maio, de um poço da plataforma P-25 (campo de Albacora) e do poço AB-65, produzindo 12,5 mil barris por dia. Em maio, também houve o retorno da operação de dois poços na plataforma P-40 (campo de Marlim Sul), na Bacia de Campos, informa o comunicado da empresa. A companhia registrou em maio dois recordes diários: nos dias 9 (1,577 milhão de barris) e 11 (1,616 milhão de barris).
No ano passado, a receita operacional bruta da estatal atingiu US$ 30,882 bilhões, segundo o ranking Maiores e Melhores, da revista Exame. O lucro líquido foi de US$ 4,57 bilhões. A companhia encerrou o ano com 330 mil acionistas. O Brasil importa, em média, 400 mil barris por dia de petróleo, a maior parte da Costa Oeste Africana (Angola, Argélia, Gabão e Nigéria) e o restante da América do Sul (Argentina e Venezuela) e do Oriente Médio.
Entre os maiores produtores mundiais de petróleo, a Arábia Saudita mantém-se no primeiro posto, com a produção de 9,14 milhões de barris por dia, o que representa 12,3% do total global. Em seguida, vêm Estados Unidos (7,74 milhões), Rússia (6,53 milhões), Irã (3,77 milhões), México (3,45 milhões), Venezuela (3,23 milhões ), China (3,24 milhões), Noruega (3,36) e Iraque (2,62 milhões). A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é reponsável pela produção diária de 28,1 milhões de barris – países de fora da organização produzem 46,6 milhões barris por dia. O cartel é formado por 11 países – Argélia, Indonésia, Irã, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar, Arábia Saudita, Emirados Arabes Unidos, Venezuela e Iraque.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.