| 21/03/2002 10h34min
A Petrobras pretende captar US$ 960 milhões no Brasil e no Exterior para projetos de expansão de sua malha de gasodutos no Sudeste e Nordeste do país. Para isso, montou uma megaoperação estruturada de financiamento - uma das maiores do tipo já realizada no país. Será montado um "project finance", ou seja, uma operação na qual os investidores passam a ser sócios dos projetos dividindo o risco com quem está sendo financiado.
No modelo tradicional de captação, os recursos emprestados passam a contar como dívida da empresa que contratou o financiamento e só ela perde se o negócio der errado. Trata-se da segunda operação do tipo realizada pela Petrobras. A primeira serviu para levantar R$ 1,8 bilhão para desenvolver a exploração e produção de petróleo do campo-gigante de Marlim (bacia de Campos).
Foi criada uma empresa em separado da Petrobras, uma sociedade de propósito específico chamada Nova Marlim, só para administrar o projeto. O diretor financeiro da Petrobras, João Nogueira Batista, disse que 70% do total captado deverá vir do Exterior.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.