| 17/02/2004 11h36min
A bancada do PT no Senado decidiu nesta terça, dia 17, apresentar um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o financiamento de campanhas eleitorais. Na pauta, os governistas pretendem incluir investigação sobre a arrecadação de recursos nas campanhas presidenciais de Fernando Henrique Cardoso e José Serra.
A medida é tida como uma manobra da bancada para convencer os parlamentares de desistirem da idéia de apurar o caso de corrupção envolvendo o ex-assessor de Assustos Parlamentares da Casa Civil Waldomiro Diniz, que foi exonerado do cargo na última sexta após a revista Época ter divulgado trechos de uma gravação em que Diniz aceita o pagamento de propinas para alterar um edital da Loteria Estadual do Rio de Janeiro (Loterj). Ele era diretor da Loterj na epóca do caso, em 2002.
Os integrantes do governo tentam desvincular o caso da administração de Luiz Inácio Lula da Silva, argumentando que o crime ocorreu antes da posse do presidente. Com a proposta de investigar campanhas eleitorais de diversos partidos, a oposição, comandada pelo PSDB no caso Diniz, poderia desistir da idéia de abrir uma CPI.
Na denúncia, o ex-assessor de José Dirceu pede dinheiro para financiar as campanhas de Benedita da Silva (PT) e Rosinha Matheus (ex-PSB e atualmente no PMDB) para o governo do Estado do Rio de Janeiro.
A decisão da bancada petista foi anunciada pela líder do partido, senadora Ideli Salvatti (SC), que defendeu ainda a imediata aprovação de uma reforma política, que estabeleça o financiamento público de campanha e a punição "severa" para quem pedir ou doar recursos para campanhas eleitorais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.