Eleições | 03/10/2010 09h58min
O secretário de Informática e Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Renato Pacheco, anunciou no começo da manhã que a expectativa é de que a apuração dos votos nas eleições deste domingo seja finalizada entre 22h e 23h.
— Esperamos que o eleitor não deixe para a última hora. Normalmente há filas mais para o final do período de votação (que vai até as 17h). O fim da apuração também depende do eleitor — ressalta Pacheco.
Será permitida a entrada dos eleitores nos locais de votação somente até as 17h. Se houver filas nas seções depois deste horário, senhas serão distribuídas e o período de votação estendido.
Gargalo
Segundo Pacheco, apesar do processo de votação e apuração ser automatizado, o transporte dos boletins de urnas até os locais de transmissão de dados, para a central do TRE-SC, é manual.
— Quando acaba a votação é feito o recolhimento dos disquetes com os dados de cada urna, que são levados até centrais de apuração que atendem diferentes áreas do Estado. Neste processo também pode haver imprevistos — explica.
As centrais de apuração transmitem o resultado da apuração por meio de uma rede privada de comunicação ao TRE-SC na Capital, que reúne os dados de todas as cidades.
Novo processo
Com exceção de Florianópolis, onde um processo automatizado já foi implementado, nas demais cidades catarinenses a apuração dos votos depende do transporte manual dos votos computados nas urnas. O secretário do TRESC estima que, até 2012, todo o processo de votação seja totalmente automatizado no Estado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.