Notícias

Eleições  | 08/07/2010 21h04min

TSE rejeita multa a Serra por suposta propaganda antecipada

Ministro diz que promoção pessoal não é considerada propaganda se a mensagem não menciona circunstâncias eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje um pedido de multa ao pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, por propaganda antecipada. Para o ministro auxiliar Joelson Dias, o cartaz afixado na Estação Sacomã do metrô de São Paulo não fere a Lei Eleitoral, uma vez que não faz apologia à candidatura de Serra.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) havia pedido a punição ao candidato e à Companhia Metropolitana de São Paulo por entender que o cartaz feria "a isonomia entre os candidatos à Presidência da República".

O cartaz traz a imagem de Serra e de dirigentes do Metrô ao lado de trabalhadores. Abaixo, a frase "A nossa homenagem aos trabalhadores que ajudaram a construir a Estação Sacomã". Além da multa, o MPE pedia que a propaganda fosse removida e o bem público restaurado.

Dias argumentou que o cartaz não é propaganda, por não apresentar o nome de Serra e não deixa explícita a ação política que o candidato pretende desenvolver.

O ministro também afirmou que promoção pessoal não é considerada propaganda eleitoral se a mensagem não menciona circunstâncias eleitorais.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.