Notícias

Política  | 06/07/2010 08h23min

Encontro entre candidatos ao governo discute propostas para a região Sul

Concorrentes apresentaram ideias em evento em Criciúma

Ana Paula Cardoso  |  ana.cardoso@diario.com.br

Quatro candidatos ao governo estadual participaram de encontro nesta segunda-feira em Criciúma. Participaram no evento da Rádio Som Maior Angela Amin (PP), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM) e Valmir Martins (PSOL).

Os concorrentes usaram o espaço para apresentar algumas propostas sobre problemas e necessidades do Estado, com foco para a região Sul.

1º Bloco

Os candidatos conheceram projetos importantes da região, como a conclusão do anel de contorno viário, a construção de uma via rápida de acesso entre a cidade e a BR-101 e o Aeroporto Regional de Jaguaruna, na região de Tubarão. Traçaram compromissos iniciais se forem eleitos e depois, responderam a perguntas pré-gravadas de jornalistas.

Como prioridade básica, Colombo apontou a Saúde. Ideli tratou do Aeroporto Regional de Jaguaruna como um compromisso pessoal e disse que conquistou verba, de R$ 15 milhões, para a construção por meio de suas emendas. Ainda se comprometeu com a recuperação de áreas degradadas, desassoreamento de rios, implantação de incubadoras regionais.

O candidato Martins apontou a dificuldade de rediscutir obras em andamento e sugeriu que a sociedade repense seus hábitos ambientais e de cotidiano, como uso de automóveis.

Angela enfatizou a necessidade de concluir o Hospital Materno-Infantil de Criciúma e da estatização da instituição. E frisou que o Sul do Estado é um credor do governo estadual.

2º Bloco

Martins questionou Colombo sobre seu projeto de educação e a proposta do democrata foi de aumentar o número de bolsas de estudo e ampliar as oportunidades de estágios remunerados. Colombo quis saber a opinião de Angela sobre as obras da BR-101 e ela afirmou que, se eleita, vai tratar diretamente com o governo federal o projeto e a evolução dos trabalhos como forma de cobrança.

Ideli Salvatti quis saber de Colombo qual foi o aproveitamento dos recursos do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), mas ele não soube dizer valores. Ideli rebateu com números do PIB do Sul do Estado, que não ultrapassa R$ 8 bilhões.

Angela perguntou a Valmir Martins se está em seus planos valorizar a escola como campo de gestão. Ele propôs a maior participação da comunidade escolar nas decisões educativas.

Raimundo questionou Ideli sobre suas ideias no campo esportivo. Como resposta, disse que o Estado aproveita mal os projetos proporcionados pelo governo federal.

Ideli perguntou a Angela por que ela teve dificuldades em assumir apoio ao PT. A pepista afirmou que o projeto maior do PP é o governo estadual.

3º Bloco

Ideli pediu uma avaliação da educação catarinense e Martins criticou as condições precárias, desde a estrutura das escolas aos salários dos professores.

Valmir perguntou a Colombo sobre o estaleiro em Biguaçu, uma fosfateria em Anitápolis e a plantação de pinus. Colombo falou do estaleiro e da fosfateria com reservas, prefere aguardar estudos técnicos.

Ideli pediu que Colombo apontasse realizações de seu partido no desenvolvimento estratégico do Estado enquanto esteve no governo. Ele preferiu dizer que o importante é a união de forças partidárias.

Valmir pediu a posição de Angela sobre o Código Florestal. Ela afirmou as questões de agricultura serão decididas com base na sustentabilidade.

Quando questionado por Angela se nomearia alguém fora da área técnica para a segurança, Valmir afirmou que isso é possível.

Raimundo perguntou a proposta de Angela para a qualificação de mão-de-obra e as escolas técnicas. Ela disse que quer formar uma frente de mão-de-obra empreendedora, além das vocações de cada região.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.