Notícias

 | 28/06/2010 10h42min

Lula diz que cidades afetadas por chuvas serão reconstruídas em outro local

Presidente qualificou a inundação como a maior da história na região

O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira que as cidades mais castigadas pelas chuvas dos últimos dias, que deixaram pelo menos 52 mortos nos estados de Alagoas e Pernambuco, serão reconstruídas em outros locais.

— Não poderemos gastar o dinheiro reconstruindo na mesma zona em que aconteceram as enchentes — advertiu Lula, em seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente".

Os prefeitos e os governadores têm a responsabilidade de buscar lugares fora das áreas das enchentes para "utilizar os recursos do Governo Federal e reconstruir as casas e as cidades que precisam ser reconstruídas", acrescentou o presidente.

As autoridades municipais de pelo menos uma das cerca de 30 cidades castigadas pelas chuvas nos estados de Alagoas e Pernambuco reconheceram a necessidade de reconstruir o município em um novo lugar para evitar que a situação se repita.

O presidente, que qualificou a inundação como a maior da história na região, disse que o Governo está liberando os recursos de ajuda rapidamente, sem cumprir todos os passos burocráticos, diante da necessidade de atender os desabrigados imediatamente.

— Fiz questão de visitar a região e de levar vários ministros, para ver 'in loco' a situação que as pessoas estão vivendo e tomar as medidas mais rápidas do que aquelas que a própria legislação permite — disse.

— Se nós formos cumprir todo o ritual de decretação de calamidade, de exigência de todos os papéis que precisam para dar recurso para as cidades, (...) vamos demorar seis, sete, oito meses para resolver o problema, quando na verdade nós temos cidades praticamente destruídas — afirmou o presidente.

— Depois é que nós vamos contabilizar isso e vamos querer documentação para provar onde esse dinheiro foi gasto, porque não é possível que a gente fique perdido na burocracia, enquanto milhares de pessoas estão sem casa, sem endereço — acrescentou.

Lula disse que além dos recursos já enviados para que a reconstrução das cidades seja iniciada imediatamente, o Governo federal oferecerá créditos de até R$ 1 bilhão a comerciantes e pequenos empresários que precisem retomar seus negócios.

— Essas cidades têm pequenos e grandes comércios que precisam voltar a funcionar, e parte do comércio na beira do rio foi extinto (...). É preciso que a gente permita que as pessoas se reconstruam e que possam voltar a ter uma atividade econômica para fazer a cidade crescer — afirmou.

Saiba como ajudar os Estados atingidos

A Defesa Civil recomendou que, por causa da dificuldade de fazer donativos chegarem aos atingidos em decorrência de problemas de acesso, os interessados em ajudar devem fazer contribuições em dinheiro. Confira as contas bancárias: 

Banco do Brasil
Agência 3557-2
Conta 5241-8 

Caixa Econômica Federal
Agência 2735
Conta 955-6
Operação 006

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.