Notícias

 | 25/06/2010 17h24min

Três municípios continuam sem energia elétrica em Alagoas

Não há prazo definido para qua a luz volte a funcionar

Os municípios de São José da Lage, Ibateguara e Branquinha, em Alagoas, continuam sem energia elétrica por causa das chuvas que atingiram o estado no último fim de semana. De acordo com o presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas, Pedro Carlos Hosken, ainda falta restabelecer a transmissão em um trecho de 300 metros na travessia do Rio Mandaú para que a energia chegue a essas cidades.

— Estamos terminando de fazer essa linha, que é critica para nós. Estamos com toda a equipe trabalhando para energizar esse trecho — disse Hosken à Agência Brasil.

Segundo ele, essas três cidades têm 12,7 mil unidades consumidoras, o que resulta em cerca de 30 mil pessoas afetadas. As chuvas causaram problemas de distribuição de energia em sete cidades, mas quatro já tiveram o fornecimento restabelecida.

Hosken explica que ainda não há um prazo definido para o restabelecimento da energia, porque depois que ela for levada até o centro das cidades é preciso fazer a ligação para as residências, o que exige mais tempo de trabalho das equipes da distribuidora.

— Não temos nenhum problema de falta de recurso, apenas precisamos de tempo para fazer o restabelecimento devido à segurança. Estamos pedindo paciência aos prefeitos e a toda a sociedade porque não dá para bater a mão na chave e ligar [a energia]. Temos que fazer ponto a ponto e com segurança — disse.

Nesta quinta-feira Hosken se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu especial atenção e esforços para restabelecer a energia o mais breve possível. A Eletrobras já disponibilizou uma linha de crédito de R$ 60 milhões para a reconstrução do sistema elétrico da região.

Em Pernambuco, outro estado atingido pelas enchentes, a energia elétrica começou a ser restabelecida parcialmente em alguns municípios afetados, como Barreiros, Palmares e Água Preta. De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a energia já foi restabelecida nas estações de abastecimento de água, unidades de saúde e prédios públicos dos municípios atingidos.

Saiba como ajudar os Estados atingidos

A Defesa Civil recomendou que, por causa da dificuldade de fazer donativos chegarem aos atingidos em decorrência de problemas de acesso, os interessados em ajudar devem fazer contribuições em dinheiro.

Confira as contas bancárias:

Banco do Brasil
Agência 3557-2
Conta 5241-8

Caixa Econômica Federal
Agência 2735
Conta 955-6
Operação 006

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.