| 25/06/2010 14h51min
O presidente Lula cancelou sua viagem ao Canadá, para assistir à cúpula do G20, que reúne os países ricos e os principais em desenvolvimento, devido às inundações no nordeste do país, que deixou pelo menos 51 mortos no Nordeste.
— O presidente me comunicou que deseja permanecer no Brasil e acompanhar de perto as tarefas de socorro às vítimas do desastre — declarou a jornalistas o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, após um encontro com Lula.
Amorim explicou que o líder brasileiro será representado na Cúpula do G20 pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, quem viajou na quinta-feira em direção à cidade canadense de Toronto, onde se realizará o encontro.
Segundo o chanceler, o presidente ficou "impressionado" após a visita que fez nesta quinta-feira aos estados de Pernambuco e Alagoas, os mais afetados pelas inundações.
As chuvas castigaram a região durante a última semana e produziram um aumento histórico de vários rios que arrastaram pontes, casas, prédios públicos e deixaram imagens de destruição desoladoras, que Lula chegou a comparar com as imagens vistas no Haiti, após o terremoto de janeiro.
Em Pernambuco, no estado natal de Lula, nove municípios foram declarados em estado de calamidade e outros 30 em situação de emergência. Uma das localidades mais afetadas é Branquinha, onde as autoridades cogitam a possibilidade de mudar o povoado de lugar, devido à destruição causada pelas inundações.
Saiba como ajudar os Estados atingidos
A Defesa Civil recomendou que, por causa da dificuldade de fazer donativos chegarem aos atingidos em decorrência de problemas de acesso, os interessados em ajudar devem fazer contribuições em dinheiro. Confira as contas bancárias:
- Banco do Brasil
Agência 3557-2
Conta 5241-8
- Caixa Econômica Federal
Agência 2735
Conta 955-6
Operação 006
Municípios de Branquinha, Murici, Paulo Jacinto, Capela e Jacuípe continuam sem água
Foto:
Fernando Bizerra jr
/
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.