Notícias

 | 21/06/2010 19h51min

Avião parte de Canoas e leva seis toneladas de alimentos para vítimas da chuva no Nordeste

Governo federal liberou FGTS para atingidos pelas enchentes

Uma equipe da Defesa Civil gaúcha está em Maceió, capital de Alagoas, para auxiliar as comunidades afetadas pelas enchentes. Os dois oficiais e um sargento farão um levantamento dos danos causados pela chuva. Além disso, o governo gaúcho enviou seis toneladas de alimentos.

No fim da tarde desta segunda-feira um Boeing KC-137 da Força Aérea Brasileira partiu da Base Aérea de Canoas, para transportar as doações, que equivalem a 250 cestas básicas constituídas de arroz, feijão, óleo, açúcar e leite em pó.

O subchefe de Defesa Civil gaúcha, Major Aurivan Chiochetta, não descarta a possibilidade de enviar mais homens à região.

Em Alagoas e Pernambuco são pelo menos 31 mortos e cem mil desabrigados pelas chuvas que atingem a região desde a semana passada.

O governo federal anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para atingidos pelas enchentes no nordeste do país. A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, disse , nesta segunda-feira, que os recursos devem ser liberados em cinco dias úteis. Segundo ela, esse é o tempo necessário para que a Caixa viabilize o atendimento à população.

— Temos que esperar a água baixar, mas normalmente conseguimos fazer isso em cinco dias úteis — disse. A ideia é usar a mesma estratégia adotada para ajudar as vítimas das enchentes de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. O limite de saque será de R$ 4.650, respeitando o saldo de cada contribuinte.

A Caixa também está fazendo outras ações na região, como a reemissão gratuita de documentos para quem perdeu sua documentação na enchente, suspensão de cobrança de multas e juros para parcelas que vencerem nesse período e condições diferenciadas para crédito. 'Também estamos vendo o que podemos fazer para liberar recursos de habitação para a região', disse a presidente.

RÁDIO GAÚCHA E AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.