Notícias

 | 04/05/2010 00h34min

Quem deixou para tirar ou transferir o título eleitoral na última hora pode enfrentar filas

Em várias cidades de Santa Catarina movimentou aumentou nos últimos dias

Não tem jeito, quem deixou para tirar ou transferir o título de eleitor nos últimos dias, deverá ter paciência. Até esta quarta-feira, todos os cartórios do Estado abrem das 8h às 19h para atender as pessoas que precisam regularizar sua situação.

Mesmo com o horário estendido, nesta segunda-feira o dia foi de fila em muitos cartórios. Na Central de Atendimento ao Eleitor em Florianópolis, na rua Esteves Júnior, por volta das 15h a fila atravessava a quadra, chegando até a esquina com a rua São Francisco.

Até este horário, 452 pessoas já haviam sido atendidas. De acordo com o coordenador da Central, Ayrton Teixeira, o movimento era intenso desde a abertura e deve aumentar ainda mais até quarta.

Teixeira afirma que o movimento era esperado, principalmente porque durante o fim de semana, quando os cartórios fizeram plantão, a procura ficou abaixo das expectativas. No sábado foram atendidos 299 eleitores e, no domingo, 350.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a maior demanda é para tirar a primeira via do título (42.330 em todo o estado), seguida pelos pedidos de transferência (36.167) e pela revisão (17.384).

— Neste momento a principal orientação é ter paciência e procurar se informar antes de ir para o cartório, para chegar com toda a documentação correta — destaca Teixeira.

Apesar da fila que se formava em frente ao cartório, para Paulo Carneiro, 65 anos, e Graça Carneiro, 61 anos, o atendimento foi rápido. Depois de se mudarem há dois anos do Pará para Santa Catarina, o casal foi nesta segunda-feira ao cartório para transferir o título.

Segundo Paulo, tratamentos de saúde impediram que fizessem a transferência antes. Para ele, é importante manter a situação do título regularizada para poder votar

— Além disso, temos netos aqui e queremos Santa Catarina e Florianópolis cada vez melhores para eles. Queremos contribuir para a formação de uma geração mais consciente — completa Graça.

A procura pelos cartórios eleitorais também foi grande em outros municípios da Grande Florianópolis. No cartório de São José, no bairro Kobrasol, a manhã foi tranquila, mas uma fila começou a se formar durante a tarde.

Até as 16h, haviam sido distribuídas cerca de 550 senhas. Em Palhoça, também houve pouca procura durante a manhã, mas no período da tarde era necessário aguardar o atendimento. Até as 16h, 260 pessoas haviam sido atendidas no local.

Pelo Estado

Em Joinville, só nesta segunda a Central do Eleitor atendeu a 1,3 mil pessoas. Em dias de movimento normal, cerca de cem eleitores procuram o cartório. As filas começaram a se formar logo cedo. Foram distribuídas senhas e o atendimento, ampliado: ocorre das 8h às 19h na rua Jaguaruna, 38, Centro.

Mais de de 300 pessoas foram atendidas no cartório eleitoral de Chapecó, que abrange também outros nove municípios. A fila tinha 57 pessoas. Dois funcionários foram remanejados para auxiliar outros cinco no atendimento.

De acordo com o chefe de cartório da 35ª Zona Eleitoral, Jean de Oliveira, a demanda principal é pelos novos títulos, principalmente de jovens entre 16 e 18 anos, que não têm obrigação de votar. Entre eles, estava o estudante Acy Acosta Júnior, 16 anos.

Ele ficou cerca de meia hora na fila, mas saiu do cartório feliz com o título.

— Vou poder opinar e depois cobrar — diz o rapaz, que considera importante a participação dos jovens no processo eleitoral.

Em Criciúma, o movimento no cartório referente à 10ª, 92ª e 98ª zonas eleitorais — que atende as cidades de Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Siderópolis e Treviso — triplicou em relação a semana passada.

Cerca de 500 pessoas foram atendidas para fazer a transferência do título de eleitor, para regularização ou para alistamento do primeiro título.

De acordo com o chefe de cartório José Réus Antônio, mais de 2 mil pessoas foram atendidas; 30% do movimento é só para alistamento. Até quarta-feira, o cartório funciona das 8h às 19h sem fechar ao meio-dia.

DIÁRIO CATARINENSE
Fique atento
Fim do prazo
O prazo para tirar o título, fazer a revisão ou pedir transferência é até quarta-feira, dia 5
Onde ir
No cartório eleitoral de sua cidade (endereço pode ser pesquisado no site do TRE)
Horário de atendimento
das 8h às 19h
Documentos necessários
Identidade (RG ou carteira de trabalho), comprovante de residência, título anterior (caso de revisão ou transferência) e comprovante de quitação militar (para os homens)
Vale lembrar
• O voto é obrigatório para todos os brasileiros a partir dos 18 anos. Quem não fizer o título de eleitor dentro do prazo pode ser impedido de prestar concurso público, tirar passaporte, carteira de identidade ou renovar a matrícula em escolas
• Para quem completa 16 anos até o dia 3 de outubro de 2010 ou para os maiores de 70 anos, o voto é facultativo
Alan Pedro / 

Segunda-feira foi de cartórios lotados em Chapecó
Foto:  Alan Pedro


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

03/05/2010 11h49min
Prazo para fazer e transferir título de eleitor termina na quarta-feira
29/04/2010 03h45min
Título eleitoral: cartórios ampliam horário de atendimento
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.