| 25/03/2010 09h35min
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), entregou a carta de renúncia ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio (DEM), por volta das 9h30min desta quinta-feira, no Palácio Barriga Verde, no Centro de Florianópolis.
Merísio abriu a sessão no plenário, onde leu o documento para declarar o cargo de governador vago. Depois disso, Luiz Henrique fez seu discurso de despedida oficial.
Na sequência, o presidente da Assembleia convocou uma sessão solene para dar posse a Leonel Pavan (PSDB). Ainda na manhã desta quinta, o novo governador já tem audiência marcada no Centro Administrativo.
No domingo, às 12h15min, Pavan embarca em sua primeira viagem como governador do Estado. Ele vai até o Japão para assinar um contrato de R$ 400 milhões, destinados a saneamento, com uma agência em Tóquio. O retorno do governador será em 2 de abril, com chegada em Florianópolis prevista para as
08h55min.
>>> Comentários de Moacir Pereira e Roberto Azevedo
Último ato de LHS
Após 2.372 dias como governador, Luiz Henrique realizou na noite de quarta-feira seu último evento como chefe do Executivo em Santa Catarina. A cerimônia de entrega de seis medalhas Anita Garibaldi, a mais alta condecoração catarinense, acabou sendo também uma prévia da despedida.
Antes de chegar ao Teatro Pedro Ivo, por volta das 20h15min, o governador passou o fim da tarde escrevendo a carta de renúncia, que foi entregue a Gerson Merísio.
No início da tarde
desta quinta-feira, já como ex-governador, Luiz Henrique volta para Joinville, no Norte do Estado. Ele vai receber uma homenagem de
amigos e servidores na Secretaria Regional de Joinville.
Na cidade, ele iniciou a vida política como presidente do MDB municipal, em 1971, e foi eleito uma vez deputado estadual, três vezes prefeito da cidade, cinco vezes deputado federal e duas vezes governador.
Futuro
Luiz Henrique entrega o comando do Estado para o vice Pavan, fragilizado política e juridicamente pelas denúncias de envolvimento na Operação Transparência. Ainda deixa o seu partido, o PMDB, dividido pela prévia entre Eduardo Pinho Moreira e Dário Berger, pré-candidatos ao governo de Santa Catarina.
O projeto pessoal do ex-governador é se eleger senador com votação recorde no Estado.
Luiz Henrique entregou o comando do Estado para o vice Pavan na manhã desta quinta-feira
Foto:
Guto Kuerten
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.