| 22/03/2010 15h27min
O DEM formalizou sua saída do governo do Estado de Santa Catarina em uma reunião do Diretório Regional na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis. O martelo foi batido ainda no domingo, durante encontro entre os principais líderes.
O governador Luiz Henrique fez vários apelos aos liberais para que transferissem a decisão. Ele chegou a ligar ao governador José Serra, mas não teve sucesso.
Com a oficialização do desembarque na reunião do Diretório, o presidente estadual do partido, Raimundo Colombo, irá ao governador levar a carta de saída.
O DEM diz que vai buscar um projeto próprio e deve renovar apoio à candidatura José Serra. Poderá no futuro fechar uma nova aliança com o PSDB e até com a presença do Partido Progressista.
O descontentamento com a tríplice aliança vem desde a confirmação da prévia do PMDB. A análise é que um partido não consulta suas bases para escolher um candidato que não seja cabeça de
chapa. Com o PMDB mais distante, o DEM passou a pressionar
o PSDB para a definição do projeto eleitoral.
A sigla queria um posicionamento claro dos tucanos, que argumentam que é cedo para decidir. Com receio de perder espaço e se tornar coadjuvante no processo, o DEM defende um projeto de independência e a liberdade para conversar com outras siglas.
Durante o encontro, um documento de duas páginas foi lido pelo secretário geral Paulinho Bornhausen, depois que o presidente Raimundo Colombo fez um histórico dos liberais no Estado.
Discurso
O encontro terminou com o discurso do ex-senador Jorge Bornhausen, enfatizando que "sair não é romper". O nome de Raimundo Colombo foi reforçado como candidato ao governo.
— Nosso desejo é lutar pelas nossas ideias, e esta é a forma mais adequada que se tem. O DEM não quer ser só o candidato do partido, mas o da sociedade — diz Colombo.
Roberto Azevedo
acompanhou a reunião pelo blog
Confira a íntegra da Resolução do DEM no Blog do Moacir Pereira
Decisão foi anunciada nesta segunda-feira, em reunião do Diretório Regional, em Florianópolis
Foto:
Hermínio Nunes
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.