Notícias

 | 16/03/2010 01h21min

PMDB terá prévia entre Berger e Pinho Moreira

Luiz Henrique destaca a manutenção da tríplice aliança

natalia.viana@diario.com.br

Depois da reunião do Diretório Estadual, o recado que o PMDB quer passar ao DEM e PSDB é de que não desistiu da tríplice aliança. A prévia foi mantida, mas também foi aprovada a indicação que de a escolha do candidato pelo partido não significará o abandono ao compromisso de manutenção da aliança.

Se antes a tese de lideranças era de que a prévia tornava irreversível o PMDB na cabeça de chapa, nem que isso significasse sair em chapa pura, agora o discurso foi amenizado. A decisão é que o partido escolherá o representante do PMDB que voltará a sentar à mesa com o DEM e PSDB para a definição da chapa majoritária.

Para o governador Luiz Henrique, ainda é cedo para bater o martelo sobre quem será o candidato ao governo. Ele defende que seja escolhido aquele com maior potencial eleitoral, o que poderia ser avaliado a partir de pesquisas.

— Eu não digo que será decidido só em junho. Política não é como encomenda para sapateiro que tem hora marcada. Vamos decidindo. O prazo fatal é junho, agora não sei se vamos decidir antes — afirma.

Luiz Henrique chegou ao encontro com uma carta redigida. No texto, o governador destacou que em 2006 venceu as eleições a partir da união de forças e que a aliança também possibilitou que o governo aprovasse todos os projetos na Assembleia Legislativa.

Por fim, o documento solicitava para que se registrasse em ata dois pontos: que a realização da prévia não signifique abandono da tríplice aliança e que o candidato que não for escolhido na prévia possa ter seu nome apresentado para compor na chapa majoritária. As duas orientações foram aprovadas pelo diretório, que também homologou a realização da prévia no dia 27 de março.

— Hoje foi sepultado de vez toda e qualquer interpretação de que as prévias representariam uma ruptura da aliança. Quem não for o vitorioso vai apoiar o outro — resume o governador.

Os dois pré-candidatos, Dário Berger e Eduardo Pinho Moreira, chegaram a reunião no mesmo carro que o governador. Logo na entrada, Pinho Moreira já se declarou como "candidato da tríplice aliança".

Afirmou que continua mantendo contatos com os presidentes estaduais do DEM, Raimundo Colombo, e do PSDB, Leonel Pavan. Segundo Pinho Moreira, se vencer as prévias, sua primeira ação será sentar para conversar com os aliados.

Dário Berger também defendeu a tríplice aliança e destacou que a prévia fortalece a coligação, pois se o PMDB estiver forte, os partidos aliados também sairão fortalecidos. No entanto, ao final do encontro, Dário garantiu que só renunciará à Prefeitura de Florianópolis se sair vitorioso da prévia.

Segundo ele, não existe possibilidade dele sair como candidato a vice, senador ou deputado. A questão agora é saber como este gesto do PMDB será interpretado pelo restante da tríplice aliança.

NATÁLIA VIANA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.