Notícias

 | 25/02/2010 21h57min

Vice de marketing revela que marca Grêmio valorizou 240% em quatro anos

Licenciamentos geraram R$ 7 milhões de lucro ao clube no ano passado

O valor da marca Grêmio valorizou 240% nos últimos quatro anos, segundo o vice-presidente de marketing do clube, César Pacheco. O dirigente revelou, na noite desta quinta-feira, que o clube faturou cerca de R$ 7 milhões com licenciamentos somente na temporada passada:

– Tu vendes teu maior patrimônio, que é a marca, e não tem custo nenhum com isto. Ano passado, faturamos R$ 7 milhões com a marca. Daqui a alguns anos não precisaremos vender mais jogadores, viveremos do marketing. Hoje o marketing é tão visado quanto o futebol. Se olhar as negociações, nos últimos 4 anos, o Grêmio aumentou 240% o valor de sua marca, é o que mais aumentou no país. Este estudo já está em nossas mãos e em breve será divulgado – disse César Pacheco.

Os números são ainda mais altos quando se fala da loja do clube, no Estádio Olímpico. Em 2009, rendeu quase R$ 10,8 milhões aos cofres gremistas. No Brasil, poucos clubes agem como Grêmio e Inter, que administram suas próprias lojas. Na maioria das equipes, o serviço é terceirizado.

Cerca de 55% da venda da loja do Grêmio são de produtos da PUMA. Os 45% restantes são de produtos licenciados pelo clube.

– Nesta semana, fechamos com uma linha pet, para cachorro. Um dos negócios que mais cresceram no mundo são acessórios para animais. Ração, coleira, roupa para cachorro. O Grêmio é pioneiro nisto também. Já licenciamos roupas de surfe, prancha, piscina, arroz do Grêmio, champagne – revela o vice de marketing do clube.

Atualmente, cerca de 40% do orçamento total do Grêmio vem de ações ligadas ao marketing. Só perde para a venda de jogadores e para o dinheiro que vem da televisão – o clube recebe R$ 28 milhões pelo Brasileirão, R$ 4 milhões do Gauchão e mais 400 mil pelo Gre-Nal em Erechim.

Nesta semana, o Grêmio assinou contrato com a Midea, uma das maiores fábricas de condicionadores de ar split do mundo. A marca da empresa ficará estampada na camiseta do clube, na região dos ombros dos jogadores, até o final do ano. Banrisul e Tramontina continuarão patrocinando os uniformes.

– Se colocarmos o dinheiro que recebemos da PUMA e destas três empresas, a camisa do Grêmio chega a nos render cerca de R$ 23 milhões anuais.

CLICESPORTES E RÁDIO GAÚCHA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.