| 22/09/2007 10h36min
O Brasil terá que adiar por pelo menos mais um ano o sonho de retornar ao Grupo Mundial da Copa Davis. Neste sábado, André Sá e Gustavo Kuerten foram derrotados por Julian Knowle e Jürgen Melzer no confronto de duplas contra a Áustria, que fez 3 a 0 na melhor-de-cinco da repescagem e garantiu por antecipação presença na elite da competição em 2008.
O placar da partida foi de 6/1, 6/1 e 6/4 para a dupla austríaca, que havia sido eliminada na primeira fase da Davis pelos argentinos. Para o Brasil, que deixou escapar o acesso no ano passado com uma derrota frente à Suécia, sobrou novamente a decepção de não ter vencido um set sequer na repescagem.
A Áustria não teve dificuldades para se impor frente ao apático time do Brasil. Logo no primeiro set, os donos da casa conseguiram duas quebras de serviço e abriram 4/0 contra Guga e Sá. Os brasileiros até conseguiram confirmar seu saque no quinto game, mas os austríacos asseguraram o 6/1 no primeiro set com um smash de Melzer.
O domínio
continuou no segundo set, da mesma maneira: sem uma resposta eficiente de Guga e Sá no segundo e no quarto games, os anfitriões converteram dois break points no primeiro e no quarto serviços. Novo 4/0, que virou 5/0 com a confirmação do saque da Áustria no game seguinte.
No sexto game, Guga chegou a cometer erros de devolução e uma dupla falta, mas salvou um set point e deu sobrevida ao Brasil com o 5/1. Mesmo assim, no sétimo, a Áustria não sofreu pontos nas bolas devolvidas e fechou em novo 6/1.
O jogo ficou mais equilibrado na terceira queda, com os dois países confirmando seus serviços nos seis primeiros games. No sétimo, Melzer e Knowle voltaram a vencer o saque brasileiro e fizeram um decisivo 4/3, sacando para abrir vantagem de 5/3.
No final, Guga e Sá conseguiram evitar novo break e diminuíram o prejuízo, mas não conseguiram a quebra que empataria o set. Os donos da casa perderam dois match
points, mas uma bola na rede de Sá decretou a sobrevivência
austríaca no Grupo Mundial da Davis.
Além de ter jogado sobre um desfavorável piso rápido, vale lembrar que a equipe brasileira viajou bastante desfalcada para disputar a série em Innsbruck. Flávio Saretta, principal jogador do time na rodada final do zonal americano contra o Canadá, se machucou dias antes do embarque. De quebra, o duplista Marcelo Melo – que atua ao lado de André Sá – alegou problemas pessoais e também não viajou.
Apesar da derrota, a equipe do capitão Chico Costa poderá tentar novamente o acesso à primeira divisão da Davis. O Brasil deve estrear apenas na última rodada do zonal continental, possivelmente contra Peru, Colômbia ou México.
Foi a primeira definição da repescagem da Davis neste ano, que pode ter ainda neste sábado a Grã-Bretanha carimbando o passaporte para o retorno com um 3 a 0 sobre a quase rebaixada Croácia. Para o Brasil, resta a tentativa de tirar o zero do placar no domingo, com os confrontos de Ricardo Mello
contra Jürgen Melzer e de Thomas
Bellucci contra Stefan Koubek.
Gustavo Kuerten (no saque) e André Sá perderam por 3 sets a 0 para dupla austríaca
Foto:
Robert Parigger
/
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.