Notícias

 | 08/10/2011 19h59min

Com desfalques, Grêmio não se encontra em campo e perde para o Coritiba

No segundo tempo, Roth lançou até o garoto Mamute, de 16 anos

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Mais uma vez uma boa sequência de três vitórias do Grêmio foi interrompida. Antes foi o Vasco, e agora o Coritiba. Na noite deste sábado, no Couto Pereira, com desfalques e improvisações, o time de Celso Roth teve dificuldades e saiu derrotado por 2 a 0, com uma atuação muito ruim no segundo tempo. Os gols foram de Marcos Aurélio e Jeci.

Com o resultado, o Grêmio cai para o 10º lugar, com os mesmos 39 pontos, e pode perder mais duas posições até o fim da rodada. O Coritiba agora é sétimo, com 40.

> A narração dos gols pela Rádio Gaúcha
> Vídeo: veja os gols

Já sem Douglas, suspenso, o Grêmio teve um desfalque de última hora. Edcarlos, com virose, deixou o time para a entrada de Gilberto Silva na zaga. No meio, Diego Clementino completou a linha de três meias. Jogadores diferentes, mas esquema 4-2-3-1 mantido para começar o jogo.


Coritiba abre o placar

O Grêmio tinha mais posse de bola, mas o Coritiba achava alguns espaços e tomava a iniciativa. No entanto, o Tricolor conseguia marcar bem e controlar o jogo. O time da casa arriscava mais, com Bill, Léo Gago e Tcheco, mas não acertava o alvo.

Entre os ataques mal-sucedidos, o que terminou com a conclusão de Mário Fernandes, para fora, aos sete minutos, foi o mais perigoso. Rochemback fez um belo lançamento para a área, Diego Clementino dominou e rolou para o lateral tentar por cobertura.

Mas a melhor chance estava por vir, e desta vez com gol. Para a comemoração da torcida da casa, Léo Gago arriscou de longe e acertou a trave. No rebote, ninguém da defesa tricolor apareceu para afastar e Marcos Aurélio finalizou para abrir o placar, aos 14.

O Grêmio, no entanto, não se abateu. Na jogada logo após o gol, um bom ataque por pouco não gerou o empate. Julio Cesar fez grande jogada passando pelo marcador na esquerda, lançou Marquinhos, que conclui, mas a bola não entrou porque bateu em Jeci e desviou para a linha de fundo.

Tcheco, de fora da área, para fora, e Bill, de voleio, mas sem mira, ainda assustaram o goleiro Victor.


Mais problemas para Roth

Orientando a equipe da beira do campo, nervoso, Celso Roth se viu em apuros aos 33 minutos. O centroavante Brandão caiu no gramado com a mão na parte superior da coxa direita, foi atendido, e teve que sair. “Abriu o adutor”, disse o camisa 9. O técnico olhou para o banco, viu apenas o garoto Mamute para o ataque. André Lima e Miralles ficaram em Porto Alegre, com dores no joelho. Assim, ele preferiu colocar mais um volante. Chamou Adilson para compor o meio, com Clementino avançando.

E aí sim as coisas se complicaram para o Grêmio, que se segurou como conseguiu para evitar mais gols do Coritiba, mas também não teve forças nem qualidade na frente para tentar igualar.

Aos 36, em uma boa falta assinalada a favor do Grêmio, Marquinhos colocou a bola na área e Gilberto Silva saltou mais alto que todo mundo para cabecear para fora. Três minutos depois, Fernando arriscou de fora da área, mas o chute saiu um pouco fraco e Vanderlei segurou. Do mesmo modo, de longe, Adilson tentou duas vezes: uma das finalizações saiu por cima do gol, e a outra foi fraca, para a defesa do goleiro.

Já o Coritiba teve uma boa chance nos últimos minutos, com a chegada de Marcos Aurélio, mas ele acabou errando o momento do chute. Fernando já chegava para cortar.


Mamute estreia no segundo tempo

No intervalo, Roth não viu outra saída senão lançar o menino de 16 anos. Mamute foi a opção do técnico para ter mais possibilidades na área, no lugar de Clementino. O seguiu o mesmo. Porém, o atacante que entrou mal tocou na bola. O Grêmio se desarrumou e não conseguiu mais jogar.


Grêmio sofre apagão e Coxa toma conta

Os primeiros cinco minutos foram todos do Coritiba. A cena não era nada boa para o Grêmio. Logo no início, Rafael Marques cortou de cabeça um levantamento para a área, e deu a bola nos pés de Everton. O jogador, porém, não aproveitou. Arriscou de fora da área, para fora.

Aos quatro, Gilberto Silva, com um belo desarme, impediu que Marcos Aurélio fizesse seu segundo gol. O meia-atacante do Coritiba recebeu na frente do gol e, na hora da conclusão, o volante tricolor, improvisado na zaga, fez o corte.

Com Victor caindo no canto certo, aos 11, Marcos Aurélio perdeu outra oportunidade. Chutou de fora da área e o goleiro gremista segurou firme.

O Grêmio se perdeu. Não conseguia mais encontrar um jeito de se aproximar da área adversária. A bola não passava mais por Marquinhos nem por Escudero no meio, e Mamute mal via a bola. Enquanto isso, o Coritiba trocava passes e ameaçava de vez em quando no ataque. A atuação sólida da defesa, com destaque para Gilberto Silva, era o que segurava o Tricolor.

Até que, finalmente, o Grêmio conseguiu passar com alguma qualidade a linha do meio-campo. Marquinhos fez jogada individual, carregando a bola até chegar perto da área. Arriscou dali, mas não acertou o gol. O lance foi isolado. O time da casa seguiu em cima do visitante.

Aos 25 minutos, Marcelo Oliveira decidiu mudar. Tirou um dos destaques da equipe e o autor do gol, Marcos Aurélio, para a entrada de Davi. Cinco minutos mais tarde, o Coritiba faria seu segundo gol.

Em escanteio cobrado por Tcheco, Jeci subiu para acertar um cabeceio que Victor não conseguiu alcançar. Com o 2 a 0 no placar, o Coritiba matou o jogo. O Grêmio não esboçava uma reação, mesmo que, aos 31, um chute forte de Escudero após passe de calcanhar de Marquinhos tenha levado perigo a Vanderlei, que defendeu.

Celso Roth fez sua última substituição colocando mais um volante em campo. Tirou Marquinhos, que estava pressionado em campo depois de um lance em que os jogadores do Coritiba reclamaram de um soco dele em um companheiro, que a arbitragem não viu. Willian Magrão entrou no jogo.

> Ouça a explicação de Marquinhos sobre o lance da confusão

O técnico só reclamava à beira do campo. Tentava organizar o time, mas não tinha jeito. O Grêmio se encaminhava para a derrota, depois de três vitórias consecutivas.

O Coritiba ainda fez mais duas trocas, para parar um pouco da partida, com as saídas de Willian e Everton para as entradas de Leonardo e Anderson Aquino. Aos 46, o Grêmio teve sua última chance de balançar as redes ao menos uma vez, com Escudero quase vencendo Vanderlei, mas não dei. Os minutos finais, com três de acréscimo, não mudaram mais o placar.




Ficha do jogo:

Coritiba (2)
Vanderlei; Jonas, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Willian (Leonardo), Tcheco, Léo Gago, Everton (Anderson Aquino) e Marcos Aurélio (Davi); Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira.

Grêmio (0)
Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Gilberto Silva e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Diego Clementino (Mamute), Marquinhos (W. Magrão) e Escudero; Brandão (Adilson).
Técnico: Celso Roth.

Brasileirão 2011, 28ª rodada
Local:
Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Data: 08/10/2011.
Hora: 16h.
Árbitragem: Dewson Fernando Freitas (PA), Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Lúcio da Silva de Mattos (PA).
Gols: Marcos Aurélio, aos 14 do 1º tempo, e Jeci, aos 30 do 2º tempo (Coritiba).
Cartões amarelos: Vanderlei e Jeci (Coritiba); Rochemback (Grêmio).
Público total: 21.960.


Próximos jogos:
12/10 - 16h - Grêmio x Figueirense
16/10 - 16h - Santos x Grêmio
22/10 - 18h - América-MG x Grêmio








Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.