Esportes | 07/10/2011 10h12min
Após a vitória sobre o Santos na quarta-feira, o objetivo do Grêmio mudou no Brasileirão. O que antes era apenas a fuga da zona do rebaixamento no início da competição, se modificou com o bom rendimento apresentado no returno e a ascensão na tabela: a equipe treinada por Celso Roth entrou de vez na briga por uma vaga na Libertadores.
Cinco pontos atrás do Fluminense — o último clube do G-5 de classificados para o torneio continental no próximo ano —, o Grêmio quer repetir a reação da equipe então comandada pelo técnico Renato no Brasileirão 2010. Os números são animadores e o cenário parece cada vez mais semelhante.
Ao vencer a partida adiada da 11ª rodada contra o Santos e completar 27 jogos na competição, o Tricolor atingiu o mesmo número de pontos que tinha ao final da 27ª rodada no ano passado, quando venceu o Vitória por 3 a 0 em Salvador, resultado que levou o Grêmio ao 8º lugar na tabela, também com 39 pontos.
> Compare as campanhas do Grêmio no Brasileirão em 2010 e 2011 no Histórico de Desempenho
Um componente importante que lembra a reação em 2010 é a mudança da postura da equipe com a troca de técnico. Na última temporada, Renato substituiu Silas ainda no primeiro turno e conseguiu levar a equipe ao 4º lugar do Brasileirão com um desempenho impressionante no returno.
Em 2011, a chegada de Celso Roth, aliada com o trabalho do preparador físico Paulo Paixão, também mudou a cara do time do Grêmio. A equipe adquiriu um padrão de jogo consolidado no esquema 4-2-3-1, o que trouxe mais confiança aos jogadores com a sequência de bons resultados nos últimos jogos.
— Estamos com 39 pontos, em uma situação interessante, porque corríamos sérios riscos de rebaixamento. Já saímos dessa situação, já temos um padrão de jogo, os jogadores já estão com confiança maior, mas isso não nos leva a pensar e agir da maneira que é errada nesse momento que é de sequência de resultados. Ainda temos muito para fazer — disse Roth em coletiva após a partida contra o Santos.
Para continuar com o bom momento no Brasileirão, o Grêmio encara o Coritiba no próximo sábado, às 18h, no Couto Pereira. Uma vitória pode aproximar a equipe ainda mais do G-5. Chegando aos 42 pontos na tabela, pode ultrapassar o rival Inter — em caso de derrota ou empate frente ao Vasco — e ficar a apenas três pontos da zona de classificados para a Libertadores — desde que Fluminense e Flamengo empatem no clássico deste domingo no Engenhão.
Próximos jogos:
08/10 - 18h - Coritiba x Grêmio
12/10 - 16h - Grêmio x Figueirense
16/10 - 16h - Santos x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.