Notícias

Esportes  | 23/09/2011 20h42min

"As obras de mobilidade estarão prontas até dezembro de 2013", afirma Fortunati

Prefeito se disse tranquilo com a execução dos trabalhos para a Copa de 2014

A Prefeitura de Porto Alegre não teme que a execução das obras de mobilidade possa colocar em xeque a participação da cidade na Copa do Mundo de 2014. O prefeito José Fortunati afirmou não estar preocupado com o andamento dos trabalhos, que devem estar concluídos até o início do evento no país. Ele participou, nesta sexta-feira, da estreia do Papo de Copa, vídeos que serão publicados semanalmente até o fim do Mundial.

— Garantia absoluta ninguém pode dar porque, às vezes, a gente organiza, planeja e, na hora da execução, surgem aspectos que não estão combinados. Estamos com todo financiamento das obras de mobilidade urbana garantidos e, em 2012, todas estas obras devem estar sendo executadas — estimou o prefeito.

Na conversa com a jornalista Rosane de Oliveira e o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, Fortunati citou as palavras da presidente Dilma Rousseff para falar dos novos investimentos no Aeroporto Salgado Filho.

— Ela (Dilma) deixou muito claro que, na relação que o governo federal tem com a Fifa, só existem duas obras que são imprescindíveis para a Copa do Mundo: estádios e aeroportos. Estive hoje pela manhã com o presidente nacional da Infraero e temos boas novidades.

Entre as melhorias previstas para o aeroporto, estão o alongamento de mais de mil metros na pista, a instalação de um novo sistema de aproximação por instrumentos (ISL) e a ampliação do Terminal 1. Segundo o prefeito, até a Copa, a Capital teria as condições básicas para voltar a "sonhar" com um aeroporto de "primeira grandeza".

Kalil Sehbe destacou a importância do legado que estas transformações deixam. Como exemplo destes investimentos que permanecem após o Mundial, o secretário citou o Terminal Turístico Portuário, que seria um espaço público destinado a grandes eventos no Cais do Porto.

— Na semana passada, estivemos eu e o secretário Beto Albuquerque (Infraestrutura e Logística) em Brasília, para tentar buscar R$ 18 milhões para fazer o Terminal Turístico. Um recurso que ajudaria a fazer todo o balizamento e a sinalização noturna do cais. Com isso, teríamos condições de receber navios durante eventos e o local se tornaria um cartão de visitas e de entretenimento  — declarou o secretário.

Para Fortunati, a revitalização do Cais Mauá se encaixa entre as obras que só se tornam possíveis em função da Copa do Mundo. Segundo o prefeito, o evento provocou uma "sinergia" entre os três governos (municipal, estadual e federal) — que acumulavam "brigas históricas".

Em relação aos investimentos em mão de obra, os representantes anunciaram medidas de qualificação que se iniciam com o Escola da Copa, programa estadual que tem como foco o ensino de línguas estrangeiras, relações humanas e inclusão digital. Entre os assistidos, estão os taxistas, que terão uma identificação no carro caso falem inglês ou espanhol. De acordo com Fortunati, o "bem receber" á fundamental para o turismo.

— O turista não pode vir para a Copa do Mundo e depois não voltar. Ele tem de vir, gostar da cidade e ajudar a divulgar em todo o mundo — afirmou o prefeito.

Prefeito e secretário participam de lançamento de site especial

Na tarde desta sexta-feira, na Redação de Zero Hora, Fortunati e Sehbe colocaram no ar um site especial que possibilita um passeio virtual pela Capital.

O ato simbólico aconteceu após a apresentação do especial "Um passeio pela Capital", em que o internauta "embarca" em um ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre sem sair do computador. Com um clique, pode-se conhecer a Capital do Centro à Zona Sul e percorrer as paradas turísticas de interesse em fotos 360º, vídeos, time-lapses e galerias de fotos.


> Assita ao Papo de Copa:



> Confira na imagem abaixo as obras no Copômetro:

 

> Clique na figura abaixo e confira a linha do tempo:


> Clique na figura abaixo e entre no clima da Copa, deixando o seu sonho para 2014:

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.