Esportes | 23/09/2011 18h49min
Representantes das 12 cidades-sede da Copa 2014 estão em Porto Alegre, nesta sexta-feira, 23, para a primeira Reunião de Alinhamento da Segurança Pública e reunião da Câmara Temática Copa do Mundo Fifa 2014. Realizado no auditório da Academia de Polícia Militar, o encontro definiu o Caderno de Atribuições da Segurança Pública para o Mundial, que irá resultar em uma matriz de responsabilidades, assinada pelos governos municipais, estaduais e federal.
O prefeito José Fortunati participou da abertura do evento, ao lado do secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz. O prefeito ressaltou a oportunidade de a Copa qualificar a cidade em todas as áreas.
– A função do gestor público é aproveitar a oportunidade de avançar, de modernizar a cidade – disse, destacando que o tema da segurança é complexo e de interesse da população. – Minha expectativa não é em relação à segurança para o evento. Mas por uma qualificação gradativa com o aumento da sensação de segurança do cidadão que aqui reside – completou o prefeito.
De acordo com o diretor-executivo de operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, o objetivo é trabalhar a integração de todas as cidades-sede. Destacou ainda que a Copa é catalisadora de inúmeros investimentos, que são antecipados em razão do evento.
Pela manhã, o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, relatou algumas iniciativas para a Copa, como a implementação de um centro integrado de comunicação entre as áreas de segurança e saúde. O secretário de Segurança do Estado do Paraná, Reinaldo de Almeida César, apontou os desafios de Curitiba na área, como o alto índice de homicídios e insuficiência de policiais.
– Temos um quadro dramático em relação à presença de policiais no Paraná. Há municípios não existe um policial civil, enquanto a taxa de homicídios está bem acima da média nacional – explicou César.
Na segunda etapa do encontro, o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), José Ricardo Botelho, expôs iniciativas do governo federal no planejamento operacional na área da segurança. A idéia é ter 12 planos, conforme as características de cada sede, envolvendo todas as instituições de segurança. Conforme Botelho, a Sesge está articulando intercâmbio com outros países como Londres, sede dos Jogos Olímpicos, para que as sedes possam conhecer experiências de grandes eventos. Além da segurança, a secretaria está atuando na modernização de telecomunicações para qualificar os equipamentos de transmissão de dados de segurança.
> Confira na imagem abaixo as obras no Copômetro:
> Clique na figura abaixo e confira a linha do tempo:
> Clique na figura abaixo e entre no clima da Copa, deixando o seu sonho para 2014:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.