Esportes | 22/09/2011 21h28min
Leandro Damião pode ter sido vítima de sua própria virtude. Indispensável ao Inter e também requisitado na Seleção, o centroavante tem passado por uma cansativa maratona de jogos neste ano. O clube vê neste fator uma das possíveis causas para a lesão muscular na perna direita que o tira dos campos por 40 dias. Está fora do amistoso contra a Argentina e desfalca Dorival Júnior por, no mínimo, sete rodadas do Brasileirão.
> Damião lamenta lesão em SC
> Mano Menezes fala da ausência
Os números comprovam a intensa temporada de Damião: é de longe o jogador do Inter que mais esteve em campo em 2011. Atuou em 47 das 52 partidas do time, incríveis 90,4% de presença. Perto dele apenas os laterais Nei e Kleber, com 43 jogos cada (82,7%). O histórico nulo de lesões na carreira até então só reforça a ideia de que o acúmulo de jogos tenha precipitado a contusão do artilheiro do país no ano (39 gols pelo Inter, um pelo Brasil).
— Nunca havia passado pelo DM (Departamento médico) antes — lastima o auxiliar da preparação física colorada, Flávio Soares.
> Damimaratona
Jogou mais de 4 mil minutos
Atuou em 47 das 52 partidas
Presente em 90% dos jogos
É o que mais entrou em campo pelo Inter
Pela Seleção: 4 jogos
No total, média de 1 jogo a cada 4,7 dias desde fevereiro
* fora da conta os jogos do Inter B
Apesar de ver na quantidade de partidas um fator de risco, o Inter também pondera que Damião estava em plenas condições e jamais jogou no sacrifício. De acordo com o médico do clube Paulo Rabello, também há o risco da fatalidade na atividade física.
— Estava liberado para jogar, pois tinha condições. A lesão muscular acontece. Ele vinha participando de vários jogos, de muitas viagens, pode ser que isso tenha influenciado.
— Me excedi nos treinamentos, me excedi no jogo e acabei sentindo — admitiu Damião no retorno de Florianópolis.
> Maratona por mês (apenas Inter)
Fevereiro - 5 jogos
Março - 5 jogos
Abril - 5 jogos
Maio - 6 jogos
Junho - 5 jogos
Julho - 7 jogos
Agosto - 9 jogos
Setembro - 5 jogos
Além dos jogos pelo Inter, Damião conta com três convocações e quatro jogos pela Seleção. O que comprova a menção de Rabello sobre as viagens e os consequentes desgastes. Em 5 de setembro, Damião atuou com a amarelinha, marcou um gol sobre Gana e, dois dias depois, na quarta, entrou em campo pelo Inter e novamente foi às redes, diante do América-MG. Isso após mais de 10 horas de viagem entre Porto Alegre e Londres e desembarque na Capital na noite de terça.
Se já não fosse o bastante, o mês anterior havia sido o mais desgastante. Em agosto, o centroavante bateu todos os seus recordes ao atuar em nove jogos pelo Inter, quase 800 minutos em campo, números superiores a dois jogos por semana. Junto com Bolívar, foi o único atleta a ser titular nos dois desafios pela Copa Audi, na Alemanha, nos dias 26 e 27.
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.