Notícias

 | 09/09/2011 09h41min

Reação do Avaí no Brasileirão passa pela melhora do sistema defensivo

Zaga do Leão é a mais vazada do Campeonato Brasileiro

Jean Balbinotti  |  jean.balbinotti@diario.com.br

O Avaí embarcou, ontem à noite, para Sete Lagoas (MG) com muitas dúvidas na bagagem. A principal delas é equacionar as falhas constantes da defesa. Neste sábado, dia 10, às 18h, o Leão faz jogo decisivo contra o lanterna América-MG, e um novo tropeço fora de casa pode arruinar os planos de reação da equipe na Série A.

Na última quarta-feira, diante do Santos, o sistema defensivo azurra voltou a errar e, em duas jogadas do adversário, em um campo completamente encharcado, tomou a virada. Como consequência, o técnico Toninho Cecílio sacou do time o zagueiro Gustavo Bastos, que sequer viajou com a delegação. Gian deve ser o novo titular. Os números impressionam e justificam, em parte, a má campanha.

Em 22 partidas disputadas no Brasileiro, o Avaí sofreu 46 gols, média superior a dois gols por jogo, o que coloca o Leão em primeiro lugar na estatística de pior defesa.

Além disso, nenhum atleta consegue se firmar no setor. Desde o início da temporada, os quatro treinadores que passaram pelo clube – Vagner Benazzi, Silas, Alexandre Gallo e Toninho Cecílio – encontraram dificuldades para definir os titulares. Alternaram as peças e o sistema continuou inoperante. Culpa dos zagueiros ou do sistema que os protege? Uma pergunta ainda sem resposta.

No Estadual, Émerson Nunes e Gian formavam a zaga. Leonardo, que não está mais no clube, e Cássio, que se recupera de lesão no tornozelo, também foram escalados. Na Copa do Brasil, a carência aumentou, e os volantes Bruno e Revson, este último dispensado há três meses, foram improvisados na defesa, mas era preciso contratar reforços.

A diretoria buscou, então, Gustavo Bastos, Dirceu, Welton Felipe, Cláudio Caçapa e Thiago Sales. Exceção feita a Gustavo Bastos e Dirceu, nenhum deles conseguiu jogar por muito tempo. Caçapa, o mais experiente de todos, se machucou logo na partida de estreia, contra o São Paulo.

Welton Felipe, que veio do Atlético-MG, não aproveitou as chances que teve, e Thiago Sales atuou em apenas um jogo. Definitivamente, a solução parece distante e improvável. 


Simulador de classificação

Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011





Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos








Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.