Esportes | 03/09/2011 08h10min
Um foi campeão da Libertadores e do Mundial, em 1983. Outro, ganhou a Copa do Brasil de 2001 e fazia de cada cobrança de falta uma possibilidade concreta de gol para o Grêmio. Paulo Roberto e Anderson Lima, dois dos melhores laterais-direitos com passagem pelo Olímpico, apoiam a decisão de Celso Roth de fixar Mário Fernandes na posição em que se consagraram.
Leia mais
> Lateral tem dono, afirma técnico
> Roth considera Mário um craque
Paulo Roberto - atuou no Grêmio entre 1981 e 1983
"Gosto muito do estilo dele. É alto, saber fazer cobertura e tem ousadia para tentar as jogadas na frente. Foi assim no Gre-Nal, quando deu o passe para o primeiro gol e sofreu o pênalti não marcado. Só precisa diversificar um pouco as jogadas. Não pode ir sempre por dentro, para não facilitar a marcação. Se Roth definiu que ele deve mesmo ser lateral-direito em vez de zagueiro, é o seu momento de assumir de uma vez por todas essa função".
Anderson Lima - atuou no Grêmio entre 2000 e 2003
"Ele ainda precisa se aprimorar, porque sempre foi zagueiro. Isso pode levar tempo. Tudo vai depender do que ele fizer nos treinamentos do dia a dia. A vantagem é que ele é bem jovem, o que vai facilitar a adaptação. Tem os requisitos básicos para ser lateral. Tem muita força, velocidade e cruza bem. Vi pela televisão o cruzamento feito por ele no primeiro gol do Gre-Nal. Torço muito por ele, pela história de vida difícil que teve".
A afirmação do jovem que chegou a pensar em abandonar a carreira por problemas de depressão tem uma explicação de cunho familiar. A mãe Marisa tem passado longas temporadas na cidade. Débora, a irmã mais velha, que mudou-se de São Caetano do Sul para Porto Alegre, é quem cuida da alimentação do jogador. Livre, também, do problema de má formação no ombro direito, operado em julho do ano passado, Mário hoje se sente mais seguro para atuar.
A volta das boas atuações fez despertar, de novo, a atenção de olheiros de outros países. Saiba qual o mais novo clube que presta atenção em Mário Fernandes na edição impressa de ZH deste sábado.
> Mário na frente
Mário Fernandes lidera a disputa pelos troféus Bola de Prata e Armando Nogueira, que elegem os melhores jogadores de cada posição no Brasileirão. A Bola de Prata é promovida pela revista Placar desde 1970. Os jogadores recebem notas em todos os jogos do Brasileirão. O de melhor média em cada posição leva a Bola de Prata, e quem alcançar a maior média geral ganha a Bola de Ouro.
Os cinco melhores laterais (até a 19ª rodada)
1º Mário Fernandes (Grêmio) 5,89
2º Cicinho (Palmeiras) 5,79
3º Bruno (Figueirense) 5,77
4º Mariano (Fluminense) 5,72
Lucas (Botafogo) 5,72
Troféu Armando Nogueira
O sistema é parecido ao da Bola de Prata. Nessa promoção, os autores das notas são sempre os comentaristas do Sportv e repórteres do Globoesporte.com.
Próximos jogos:
04/09 - Grêmio x Atlético-PR
08/09 - Bahia x Grêmio
11/09 - Grêmio x São Paulo
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.