Notícias

 | 01/09/2011 08h10min

Janela de transferências termina com menos investimentos na Europa

Paris Saint-Germain foi o clube que mais gastou em contratações: 90 milhões de euros

Os clubes europeus investiram menos em relação aos anos anteriores na janela de transferências, que terminou nesta quarta-feira. A única exceção ficou por conta do Paris Saint-Germain, que gastou 90 milhões de euros em contratações. Porém, esse valor ainda é muito inferior aos 150 milhões gastos em 2009 pelo Real Madrid para comprar apenas dois jogadores, Kaká e Cristiano Ronaldo.

PSG investe 90 milhões de euros e contrata Pastore
O Paris Saint-Germain, recém-comprado por um fundo de investimentos do Qatar, conta com um novo diretor esportivo, o brasileiro Leonardo, que teve um papel decisivo nas novas contratações do clube da capital francesa, que investiu 90 milhões de euros na compra de nove jogadores. Entre eles, o meia argentino Javier Pastore, contratado por 42 milhões de euros junto ao Palermo, valor recorde para a transferência de um jogador no Campeonato Francês.

Outro reforço de peso será o zagueiro uruguaio Lugano, ex-Fenerbahçe e campeão mundial de clubes com o São Paulo em 2005. O atual campeão francês Lille também se destacou ao acertar nesta quarta-feira o empréstimo do meia inglês Joe Cole, que pertencia ao Liverpool.

Fábregas retorna ao Barcelona e Atlético de Madrid contrata Falcao Garcia
Desta vez, o Real Madrid não foi o clube que mas gastou na Espanha. Foi superado pelo seu rival da capital espanhola, o Atlético, que investiu 70 milhões de euros. A principal contratação do clube 'colchonero', foi o atacante colombiano Falcao Garcia, contratado por 40 milhões junto ao Porto.

Já o Barcelona trouxe dois reforços de peso: o meia Cesc Fábragas, formado no clube, contratado por 40 milhões junto ao Arsenal, e o atacante Chileno Alexis Sanchez, ex-Udinese, que custou 26 milhões. Já o Real desembolsou 30 milhões pelo lateral português Fábio Coentrão, ex-Benfica e investiu 10 milhões num zagueiro de 18 anos, o francês Raphaël Varanem, ex-Lens.

Já o Málaga seguiu o exemplo do PSG. Também comprado por investidores do Qatar, gastou 60 milhões de euros na contratação de novos jogadores. Entre eles se destacam o atacante holandês Ruud Van Nistelrooy e o volante francês Jérémy Toulalan, comprado por 11 milhões de euros do Lyon.

Manchester City abre os cofres por Agüero
O Manchester City, propriedade do Sheik Mansur, de Abu Dhabi, se destacou mais uma vez pelas suas contratações milionárias. Entre elas, o atacante argentino Sérgio Agüero, comprado por 43 milhões junto ao Atlético de Madrid, e o francês Samir Nasri, ex-Arsenal, de 27 milhões de euros.

O atual campeão Manchester United também buscou novos reforços, como o goleiro De Gea, de 20 anos, ex-Atlético de Madrid, e o meia Ashley Young, ex-Aston Villa. Já o Chelsea foi mais discreto que de costume ao contratar apenas o jovem belga Romelu Lukaku, de 18 anos, e o atacante Juan Mata, ex-Valencia. O Arsenal não compensou as saídas de Nasri e Fábregas, ao comprar o atacante marfinense Gervinho, o lateral brasileiro André Santos e o meio espanhol Mikel Arteta, do Everton.

Forlán troca o Atlético de Madrid pela Inter de Milão
A Inter de Milão vendeu Eto'o para o Anzhi Makhachkala, clube russo onde atuam os brasileiros Roberto Carlos e Diego Tardelli, mas contratou um reforço de peso: o uruguaio Diego Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. A Juventus apostou no atacante Vucinic, ex-Roma. Já o time da capital contratou o jovem atacante Bojan, do Barcelona, e o meia bósnio Pjanic. O atual campeão Milan não gastou nada para suas novas contratações, o lateral nigeriano Taye Taiwo e o zagueiro francês Philippe Mexès, livres por terem encerrado seus contratos com o Olympique de Marselha e com a Roma.

Neuer troca o Schalke 04 pelo Bayern de Munique
O Bayern de Munique gastou 22 milhões para tirar o goleiro Neuer do Schalke 04. O time bávaro também investiu num brasileiro, o lateral Rafinha, ex-Coritiba, que atuou pelo Genoa na temporada passada, após passar cinco temporadas no Schalke 04. Em termos de quantidade, o mais ativo foi o Hamburgo, com 16 novas contratações. Quatorze jogadores fizeram o caminho inverso e deixaram o clube, inclusive o atacante Van Nistelrooy, contratado pelo Málaga. A falta de entrosamento pode explicar a má fase do clube, lanterninha da Bundesliga, com apenas um ponto em quatro jogos.

AFP
Montagem sobre fotos de Pascal Pavani/AFP, Josep Lago/AFP, Glyn Kirk/AFP, Giuseppe Aresu/AFP  / 

Principais transferências na Europa envolveram Fábregas, Pastore, Forlán e Agüero
Foto:  Montagem sobre fotos de Pascal Pavani/AFP, Josep Lago/AFP, Glyn Kirk/AFP, Giuseppe Aresu/AFP


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

31/08/2011 16h01min
Em entrevista, Renato critica arbitragem, diretoria e gramado da Arena
31/08/2011 15h13min
Dia do Fico: ao final da janela, clubes brasileiros seguram craques
31/08/2011 14h13min
Arthuro e George Lucas podem ter seus contratos rescindidos com o Avaí
31/08/2011 12h48min
Guto Ferreira é demitido do ABC após 15 dias
31/08/2011 12h32min
Napoli acerta com zagueiro argentino e desiste de Juan
31/08/2011 12h15min
Chelsea tenta contratação de Ribery, do Bayern de Munique
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.