Notícias

Esportes  | 27/08/2011 18h19min

Em grande fase, Leandro Damião fascina dentro e fora de campo

Algém de goleador, atacante se destaca pela personalidade

FERNANDA ZAFFARI

Para quem acha que Leandro Damião já tem emoção que chega como destaque do Brasileirão, enfileirando gols de craque e angariando a cada rodada a quase unanimidade entre os críticos nacionais de futebol, aguarde até o fim do ano.

Além da esperada negociação milionária para o futebol europeu, expectativa que ronda o Beira-Rio toda vez que ele acerta a bola na rede, o jogador vai casar.

Casado, no papel, ele e Nádia, a namorada de quase 10 anos, já são. Só ficou faltando a festa. E, por questões de calendário esportivo, esta foi pensada para quando dezembro ou janeiro chegar.

A festa é a cereja no bolo no ano do jogador. Ano em que conquistou a titularidade no time principal, foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez e entra em campo no clássico Gre-Nal como estrela da rodada. Na semana que passou, enquetes pipocavam na imprensa com a pergunta: “Quem é o melhor jogador do Brasileirão: Neymar, Ronaldinho Gaúcho ou Damião?”

Não há dúvida de que o jovem é elite no esporte, é elite no país especialista em produzir atacantes acima do padrão.

E não há dúvida também que ele vive à margem desta superbadalação.

Às vésperas do clássico Gre-Nal, Damião não concedeu entrevistas fora do ambiente do Beira-Rio, seguindo regras do Inter. Em jogos decisivos e importantes, Gre-Nal é um deles, jogadores são orientados a não atender à imprensa fora do estádio. Não foi só a ZH que ele não atendeu. Damião tem pedidos de entrevistas para programas nacionais de TV e revistas de todas as áreas. Todas mesmo. Até as publicações femininas voltadas para celebridades querem ouvir o que o goleador tem a dizer.

— Quer ver só como o Damião é? — provocou Vinícius Prates, seu empresário. — Ele comemorou a Recopa até as 4h30min. Às 11h, já estava a caminho do Hospital da Criança Santo Antônio, compromisso que havia assumido anteriormente. Foi uma atitude que, sério, me impressionou.

Damião doou a camiseta com a qual ganhou o Gauchão. Na época, o técnico era Paulo Roberto Falcão, por quem ele demonstrou carinho publicamente, e que agora retribui com elogios:

— Ele é surpreendente como atleta e como ser humano: é jovem, mas tem maturidade; é alto, mas tem agilidade; tem técnica e força, mas não é de fazer firula e está sempre pronto para treinar. Quando não foi chamado para a Copa América, fiquei preocupado e o chamei para conversar, pensando em consolá-lo. Não foi preciso. Ele ficou triste, mas não se deixou abater e continuou trabalhando para voltar.

A característica de não se abalar nos momentos de desilusões não é recente. Conversando por telefone com Silvio Kohler, do XV de Outubro, time amador catarinense de Indaial, onde Damião jogou, ele relembra uma derrota sofrida por 4 a 1. Damião chorou, estava sendo criticado, e Silvio disparou:

— Tu tens muita bola. Não te abate.

Com técnicas de recursos motivacionais escassas, Silvio apelou para um discurso direto, antes de uma decisão:

— Disse que a gente precisava de um título porque, naquele Natal, tudo ia ser bem simples, mas se o título viesse, o próximo ia ser bem melhor.

Preleção encerrada, o guri Damião falou ao pé do ouvido do dirigente:

— Pode deixar que eu vou longe!

O resto da história é conhecida. O jogador foi para o futebol profissional no Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama, e de lá para o Inter B.


>>> Leia a íntegra desta reportagem na edição deste domingo de Zero Hora

Próximos jogos:
28/08 - Grêmio x Inter
31/08 - Inter x Santos
04/09 - Ceará x Inter







Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.