Esportes | 27/08/2011 11h11min
Chegou o dia. O Rio de Janeiro será o centro do mundo das lutas neste sábado. O UFC, maior torneio de MMA do planeta, ocorrerá na cidade maravilhosa, a partir das 19h, no HSBC Arena. Será a segunda edição do evento no Brasil.
A principal luta da noite valerá o cinturão dos pesos médios. Anderson Silva, detentor do título, enfrentará Yushin Okami. O japonês foi o último lutador a derrotar o Spider, como o brasileiro é conhecido. Em 2006, o brasileiro acabou desclassificado. Desde então, venceu 14 vezes.
Na pesagem da última sexta-feira, Anderson, alçado à condição de ídolo por suas performances no MMA, conclamou os torcedores a apoiar os brasileiros:
— É o Brasil contra o resto do mundo.
Além de Anderson, outra luta muito aguardada será entre o peso pesado Rodrigo Minotauro e o americano Brendan Schaub. O brasileiro retorna aos ringues após um ano e meio, quando perdeu para o também ianque Cain Velasquez, no dia 20 de fevereiro. O ex-campeão do UFC e do Pride, desde então, passou por três cirurgias.
No UFC Rio, Minotauro defenderá as cores do Inter. O baiano fechou parceria com o clube gaúcho e utilizará o símbolo do Colorado no calção. Na sexta, Rodrigo subiu ao palco da pesagem envolto em uma bandeira do Brasil com o símbolo do Inter no meio. Um dos mais carismáticos lutadores da história, agradeceu o carinho recebido pelos torcedores:
— O apoio que eu recebi da torcida me emocionou. Espero poder representá-los bem.
Outra estrela brasileira do MMA terá um confronto delicado. Maurício "Shogun" Rua lutará contra o americano Forrest Griffin. O curitibano vem de derrota. Em sua primeira defesa de cinturão, foi nocauteado por Jon Jones e vê no combate uma chance de retomar os trilhos para buscar o título da categoria.
A primeira edição do evento, no Brasil, ocorreu no dia 16 de outubro de 1998, no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo. Cerca de oito mil torcedores vibraram com a edição 17.5. O americano Frank Shamrock fez a principal da luta da noite diante do compatriota John Lober pelo cinturão dos médios. Shamrock, por nocaute, manteve o título.
Uma luta, no entanto, marcou o UFC 17.5 (ou Ultimate Brazil). Os brasileiros Vitor Belfort e Wanderlei Silva se enfrentaram. Em uma apresentação avassaladora, Vitor atravessou o octógono desferindo socos no curitibano, que foi nocauteado em menos de 44 segundos. A revanche entre os dois é aguardada até hoje.
AS LUTAS
Confira o card completo do UFC Rio
Card Principal
Anderson Silva vs Yushin Okami
Maurício Shogun vs Forrest Griffin
Brendan Schaub vs Rodrigo Minotauro
Ross Pearson vs Edson Barboza
Luiz Cane vs Stanislav Nedkov
Lutas preliminares
Thiago Tavares vs Spencer Fisher
Rousimar Palhares vs Dan Miller
Paulo Thiago vs David Mitchell
Raphael Assunção vs Johnny Eduardo
Yuri Alcantara vs Felipe Arantes
Yves Jabouin vs Ian Loveland
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.