Notícias

Esportes  | 24/08/2011 10h17min

Damião dá a receita para o bi da Recopa: evitar os erros cometidos na Argentina

Camisa 9 não promete gol, mas garante o empenho de sempre para ajudar o Inter na luta por mais um título

Tomás Hammes  |  tomas.rodrigues@rbsonline.com.br

Artilheiro do Inter com 32 gols em 40 partidas até o momento, Leandro Damião é uma das principais figuras da final da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente, às 21h50min desta quarta, no Beira-Rio. Atento, ele diz que o Inter não pode repetir a atuação da derrota por 2 a 1 em Avellaneda.

— Não podemos pecar como pecamos lá. Precisamos aproveitar as oportunidades e matar o jogo quando tivermos chance — afirmou Leandro Damião em entrevista exclusiva ao clicEsportes.

Foto: Matthias Schrader, AP

Damião não promete gols, mas garante que se doará ao máximo para contribuir com o grupo, seja marcando ou passando para um companheiro. Ao mesmo tempo, não foge da responsabilidade e garante que lutará para deixar a sua marca caso tenha uma oportunidade:

— Vou fazer o possível para buscar o gol e ajudar o Inter.

Para reverter o placar, os colorados contam com a liderança de Dorival Júnior na casamata. Nesta terça-feira, ele completou uma semana à frente do Inter. Aos poucos, implementa sua metodologia de trabalho. O técnico, que poderá levantar seu primeiro título com apenas oito dias de Beira-Rio, foi muito bem recebido pela equipe.

— Estamos tentando o acolher da melhor maneira. Agora, é assimilar as orientações para conseguir esse título — avalia.

Com uma carreira meteórica, em apenas dois anos o centroavante saiu do Atlético Ibirama, de Santa Catarina, para se tornar o principal jogador colorado e artilheiro do Brasil em 2011. O jogador admite que "foi tudo muito rápido". Humilde, agradece ao clube pelo suporte recebido nesse período de Beira-Rio, que o fez evoluir tanto física quanto tecnicamente.

Foto: Matthias Schrader, AP

Se em campo a raça, a dedicação e a obstinação são as marcas do atacante, fora, a tranquilidade é a sua principal característica. Sem aumentar o tom de voz em uma única frase, o atleta garante que o assédio e a exposição com as atuações na temporada não o deslumbraram. Pelo contrário. O carinho recebido pelos colorados e pelos funcionários do clube são combustíveis para seguir buscando mais gols:

— Eu sou muito tranquilo. Minha família e o Inter me apoiam bastante. E é muito bom sofrer esse assédio dos colorados. A torcida do Inter é maravilhosa. Não só ela. Cada pessoa que trabalha dentro do clube. Fico muito feliz. Isso me motiva cada vez mais — resume.

Os elogios vêm de todos os lados. Dorival Júnior o chamou de "fenômeno" ao término da partida contra o Flamengo no último domingo. O momento do camisa 9 é mesmo iluminado. Maior goleador do Brasil em 2011, não se restringe aos gols. Quando vê um companheiro bem posicionado, dá o passe. No final de semana, além do famoso gol de bicicleta, deu assistência de calcanhar para Índio. Segundo ele, "sem querer".

Com belos números, Damião é também quem mais atuou pelo time na temporada. Foram 40 partidas. Apesar disso, não sente o desgaste. A jovialidade dos 22 anos e o momento o fazem querer jogar cada vez mais:

— Se depender de mim, jogo todos. Fico feliz com os números. A minha condição física está boa. Quero continuar ajudando cada vez mais. E crescer — diz.

Foto: Divulgação, Alexandre Lops/Inter

Se logo mais, às 21h50min, disputará um título, o final de semana terá o maior de todos os jogos do Rio Grande do Sul: no Olímpico, o Gre-Nal 388, às 16h de domingo, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Nos três clássicos anteriores, três gols. O camisa 9 não faz promessas, apenas empenho para alcançar mais três pontos e colocar o time mais próximo da zona da Libertadores. Atualmente, o Inter é o sétimo colocado com 27 pontos, quatro atrás do Botafogo, quinto e último que estaria se classificando para a competição em 2012. O Vasco, em quarto, já está garantido.

— Vou trabalhar bastante. Independentemente de gols, quero ajudar o Inter — comenta.

Se a felicidade pelo desempenho está nos olhos do artilheiro, ainda falta um: gol pela Seleção. Após ficar de fora da Copa América e do amistoso contra a Alemanha, Damião voltou a ser convocado por Mano Menezes para o amistoso de 5 de setembro, contra Gana, em Londres. Para confirmar um lugar entre os 22 do técnico, não esconde que trabalhará com afinco ainda maior e, desta forma, buscará aproveitar as oportunidades no amistoso:

— Falta o gol — finaliza.



>>> Em gráfico, confira detalhes de todos os gols de Damião, do local da finalização às áreas em que ele mais costuma marcar. Clique na figura abaixo e navegue:

 

Conheça o Independiente, adversário do Inter:


Próximos jogos
:
24/08 - Inter x Independiente (pela Recopa)
28/08 - Grêmio x Inter
31/08 - Inter x Santos



 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.