Esportes | 12/08/2011 19h15min
Dorival Júnior, anunciado como novo treinador colorado nesta sexta-feira, chega ao Beira-Rio com um grande desafio: recolocar o time no topo da tabela do Brasileirão e reverter o resultado negativo da Recopa (o Inter perdeu por 2 a 1 para o Independiente, em Avellaneda). O profissional, que assinou contrato até dezembro de 2012, dirigiu o Atlético-MG até o último final de semana e fez sucesso no Santos no primeiro semestre de 2010.
>>> Confira a trajetória de Dorival Júnior, novo técnico do Inter
>>> Dorival Júnior é o novo técnico do Inter
>>> Luís Anápio: "O Dorival sempre foi a primeira opção"
>>> Galeria de fotos
A carreira do treinador:
O novo técnico do Inter tem uma trajetória marcada por vários títulos estaduais e duas conquistas nacionais: a Série B pelo Vasco em 2009 e a Copa do Brasil, em 2010, pelo Santos. Dorival iniciou sua carreira como treinador no Figueirense em 2003 e venceu o Campeonato Catarinense no ano seguinte. Em 2005, chegou ao Fortaleza e também faturou o título estadual no Ceará. O técnico ainda passou por outras equipes como Criciúma, Juventude, Sport e Avaí.
Título da Série B no Vasco
Em 2009, Dorival chegou ao Vasco com a missão de recolocá-lo na elite do Brasileirão. O técnico cumpriu sua tarefa e foi campeão da Série B.
Campeão da Copa do Brasil pelo Santos
Pelo Santos, chegou ao auge da sua carreira como técnico. Venceu a Copa do Brasil e o Paulistão. Montou o time que encantou o país em 2010, com Arouca, Wesley, Ganso, Robinho, Neymar e André.
Após barrar Neymar na cobrança de um pênalti em partida pelo Brasileirão, o jogador o desrespeitou. O técnico afastou o atacante do time por tempo indeterminado e não queria colocá-lo no clássico diante do Corinthians. Acabou dispensado pela direção por insubordinação.
Campanha oscilante no Atlético-MG
Após deixar o Santos, Dorival Júnior assumiu o Atlético-MG em 2010 com a missão de salvar o time do rebaixamento. Conseguiu atingir a meta e ainda colocou a equipe na Copa Sul-Americana.
Em 2011, no entanto, os resultados não vieram. Foi eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio Prudente (atual Grêmio Barueri). Após perder por 2 a 1 para o Figueirense no último final de semana, em Ipatinga, pelo Brasileirão, acabou sendo demitido. Deixou a equipe na 15ª colocação com 15 pontos em 15 partidas na competição.
Para saber como foi a repercussão da contratação de Dorival, o clicEsportes conversou com os comentaristas brasileiros sobre a escolha da direção colorada:
Antero Grecco – Comentarista dos canais ESPN
“É a chance do Dorival retomar o caminho do sucesso”
Eu acho que é a chance do Dorival retomar o caminho do sucesso. Ele chegou no ano passado e deu uma ajeitada no Atlético-MG. Mas, depois, os resultados não apareceram. A passagem do Santos marcou muito.
Assim como ocorreu quando assumiu o Galo, ele voltará a pegar um time em um período de turbulência. Se ele ajeitar o Inter e vencer a Recopa, ele poderá voltar a ocupar a posição de destaque que tinha quando trabalhou no Santos. Mas, se ficar em uma posição intermediária, ele acabará com um técnico mediano, e não de ponta, como ele pintou. É um momento crucial na carreira.
Maurício Noriega – Comentarista do SporTV
“É um baita técnico, mas o Inter não deveria ter demitido o Falcão”
Acho uma baita técnico. É muito sério. Foi uma bela contratação. Acredito que o Inter demorou para contratar. Mas, na minha opinião, não deveria ter demitido o Falcão. O Inter errou ao retirá-lo do cargo.
Tostão – Colunista Folha de S. Paulo
"Com o Dorival, o Inter tem chances de evoluir na tabela"
Achei uma escolha muito boa. Foi uma boa contratação. Já deu mostras disso. É um bom técnico. Pode ter sucesso no Inter. À frente do Atlético-MG, não deu certo, mas ele foi bem em todos os outros times. (Sob o comando do Galo) Foi o primeiro fracasso. Ele é competente, tem tudo para dar certo.
O Inter é um time que está no nível dos melhores. Com o Dorival, tem chances de evoluir na tabela e brigar pelos primeiros lugares. Mas eu insisto que o clubes iludem muito o torcedor. Não é o treinador que faz um time jogar. Há mais coisas envolvidas.
Maurício Saraiva - comentarista da RBS TV
"Dorival é um bom treinador"
Dorival Júnior é bom treinador. Fez trabalho de qualidade no Figueirense, colocou o Cruzeiro na Libertadores e, ponto mais alto, formatou um Santos ofensivo, alegre e campeão no primeiro semestre de 2010. Então, revelou alguma imaturidade ao bater de frente com Neymar e pretender puni-lo além da conta.
David Coimbra - colunista de Zero Hora
"Dorival é um dos treinadores de vulto do Brasil"
Agora o Inter anunciou mesmo a contratação de Dorival Júnior. Apesar de toda a hesitação, das idas e vindas, desistências e arrependimentos, acabou sendo uma boa contratação. Dorival é um dos treinadores de vulto do Brasil.
Nando Gross - comentarista da Rádio Gaúcha
"Dorival fez o melhor time que vi jogar no Brasil nos últimos anos"
Dorival terá de enfrentar alguma resistência para fazer um time da maneira como gosta, porque a cultura no momento é a de primeiro se defender, se der, atacar. Dorival fez o melhor time que vi jogar no Brasil nos últimos anos, que foi o Santos, campeão da Copa do Brasil, com Robinho, Ganso, Neymar e André em 2010.
Ficha técnica:
Nome: Dorival Silvestre Júnior
Data de nascimento: 25/4/1962
Naturalidade: Araraquara-SP
Clubes como treinador: Figueirense (2003–2004), Fortaleza (2005), Criciúma (2005), Juventude (2005), Sport (2005–2006), Avaí (2006), São Caetano (2006–2007), Cruzeiro (2007), Coritiba (2008), Vasco da Gama (2009), Santos (2010) e Atlético-MG (2010–2011)
Principais Títulos:
2004 – Campeonato Catarinense (Figueirense)
2005 – Campeonato Cearense (Fortaleza)
2006 – Campeonato Pernambucano (Sport)
2008 – Campeonato Paranaense (Coritiba)
2009 – Campeonato Brasileiro Série B (Vasco)
2010 – Campeonato Paulista (Santos)
2010 – Copa do Brasil (Santos)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.