Notícias

Esportes  | 27/07/2011 21h24min

Grêmio empata com América-MG no Olímpico e sai de campo vaiado

Willian Rocha abriu o placar e Miralles empatou antes de ser expulso no segundo tempo

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Com novidades na escalação, o Grêmio recebeu o América-MG no Olímpico, na noite desta quarta, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão. Chance para vencer um dos times piores colocados na tabela, e diante da torcida. Mas o adversário complicou. Saiu na frente com Willian Rocha, no primeiro tempo. No segundo, Miralles empatou. Placar final: 1 a 1.

> Confira como foi o minuto a minuto
> Victor é homenageado pelo jogo 200
> Fotos: Veja as imagens do jogo
> Vídeo: Os gols de Grêmio 1x1 América-MG

Autor do gol de empate tricolor, Miralles foi expulso no segundo tempo. Com a baixa, o Grêmio não teve mais forças para reagir. No apito final, muitas vaias e gritos contra o presidente Paulo Odone.

O Grêmio perdeu uma posição e agora é 14º, com apenas 13 pontos em 11 jogos, e ainda pode perder duas posições na rodada. O América-MG segue na 18ª colocação.

No sábado o Grêmio volta a campo. O adversário será o Flamengo, no Rio de Janeiro.

 


América-MG pressiona e sai na frente

Na teoria era um jogo fácil para o Grêmio, mas na prática se viu outra coisa. O primeiro tempo foi difícil para a equipe da casa. O América-MG foi para cima e assustou já nos minutos iniciais.

Depois das primeiras tentativas tricolores aos três minutos, com chutes de Douglas e André Lima em cima dos marcadores, na entrada da área, o adversário respondeu. Na arrancada, Saimon falhou na defesa e Caleb chutou. O goleiro Victor estava bem colocado e segurou.

Na sequência, muitas faltas. O jogo ficou truncado. O árbitro parou diversas vezes e distribuiu cartões amarelos. Foram cinco no primeiro tempo.

Enquanto o Grêmio errava no penúltimo passe e tentava se ajeitar em campo, com as trocas de Saimon – que foi para a zaga – e Mário Fernandes – para a lateral-direita –, para ganhar na saída de bola, quem abriu o placar foi o América.

Aos 16 minutos, Amaral cobrou falta do lado esquerdo da área e Willian Rocha subiu para tocar de cabeça para o gol. Victor não alcançou.


Foto: Diego Vara

O Grêmio tentou reagir. Melhorou da segunda metade da etapa inicial para o final, mas não teve capacidade para empatar ou virar o placar até os 45 minutos. Mário Fernandes, Rochemback, Escudero e Miralles foram os jogadores que mais apareceram nas jogadas ofensivas. André Lima não apareceu bem na frente. Douglas tentou alguns chutes, mas também errou.

Aos 23 o Grêmio teve sua primeira chegada com mais perigo, em chute de Miralles após passe de Mário, na entrada da área. O goleiro Neneca defendeu. Aos 36, foi a vez de Rochemback. Escudero rolou para ele, que girou e mandou para fora. Dois minutos depois, uma oportunidade mais clara. Lúcio cruzou e a bola sobrou para Rochemback. O volante chutou e André Lima desviou para o gol. A bola passou perto, mas de novo não entrou.

Mais duas finalizações que não resultaram em gols começaram a deixar o torcedor impaciente. O Grêmio pressionava, mas não conseguia marcar. Aos 41 e 43, Douglas e Escudero chutaram livres para o gol. Os dois mandaram para fora.

 

Grêmio reage no segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, Julinho Camargo pediu mais qualidade na última bola. E os jogadores do Grêmio começaram pressionando o adversário, com mais imposição que na etapa inicial. Com 10 minutos veio a primeira boa chance, com André Lima, que chutou da entrada da área, mas errou a mira.

Mas parte da torcida já estava sem paciência. E qualquer erro era motivo para algumas vaias. Em um passe mal feito de Escudero para Lúcio, que foi direto pela linha lateral, o argentino não foi poupado. Em seguida, o argentino respondeu em boa jogada individual que resultou em um chute para o gol. Mas Neneca defendeu.

E o técnico gremista resolveu agir. Querendo mais efetividade no ataque, ele chamou Leandro, que entrou no lugar de Douglas. O camisa 10 saiu de campo com a cara amarrada. Antônio Lopes ajustou o América com a saída do lateral Carleto para a entrada do zagueiro Gabriel, para ajudar a conter os três atacantes.

E o Grêmio, finalmente, chegou lá. Em uma cobrança de falta de Rochemback, Miralles subiu na área e desviou com a perna direita para o gol. Dessa vez a bola foi na direção certa e Neneca não pegou. Empate no Olímpico.


Foto: Diego Vara

Julinho Camargo mudou mais uma vez. Escudero saiu para a entrada de Marquinhos. O Grêmio continuava com mais posse de bola e investidas ao ataque, tentando virar o jogo.

 

Depois do gol, expulsão

Miralles, que fez o gol de empate, e já tinha cartão amarelo, recebido ainda no primeiro tempo, foi expulso. Em uma dividida, o argentino chegou por baixo em Dudu e Amaral "denunciou" o atacante ao árbitro. Um dos assistentes viu o lance e não deu outra: vermelho.

Mesmo coma baixa, o Grêmio tentou continuar ameaçando. Mas começou a encontrar dificuldades. Mário Fernandes e Gilberto Silva arriscaram da entrada da área, mas não acertaram o gol. Neneca seguia saindo bem para defender, e a mira dos gremistas voltou a falhar.

Aos 40 minutos, André Lima teve nova oportunidade. Recebeu de Mário dentro da área, ajeitou e chutou. Para fora.

Já nos acréscimos, Rafael Marques avançou pelo lado direito para ajudar no ataque. Perto da área ele levantou tentando encontrar André Lima, mas Neneca chegou antes para segurar.

A tensão parecia envolver alguns jogadores do Grêmio. Leandro, por exemplo, errou uma sequência de três ou quatro passes. Foi vaiado. Rafael Marques, dentro da área tricolor, sem perigo algum, cabeceou pela linha de fundo, cedendo escanteio, em vez de tocar com tranquilidade.

Quatro minutos de acréscimo, fim de jogo, e placar em 1 a 1. Das arquibancadas muitas vaias e gritos contra o presidente Paulo Odone.


Foto: Diego Vara

GRÊMIO (1)
Victor; Saimon, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Douglas (Leandro) e Escudero (Marquinhos) e Miralles; André Lima.
Técnico: Julinho Camargo.

AMÉRICA-MG (1)
Neneca; Willian Rocha, Micão e Amaral; Marcos Rocha, Dudu (Eliandro), China, Caleb (Rodriguinho), Léo e Carleto (Gabriel); Fábio Júnior.
Técnico: Antônio Lopes.


Brasileirão 2011, 12ª rodada
Local:
Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS).
Horário: 19h30min.
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Ediney Guerreiro Mascarenhas (trio do Rio de Janeiro).
Gols: Willian Rocha, aos 16 do 1º tempo (América-MG); Miralles, aos 15 do 2º tempo (Grêmio).
Cartões amarelos: Miralles e André Lima (Grêmio); Carleto, Micão, Amaral, Marcos Rocha, Fábio Júnior, China (América-MG).
Cartão vermelho: Miralles.
Público: 15.033 torcedores.
Renda: R$ 210.249,50.

 

Próximos jogos
30/07 - Flamengo x Grêmio
03/08 - Grêmio x Atlético-MG
06/08 - Palmeiras x Grêmio

 


 

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








 

Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







 

Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.